De bully a babá, a evolução do personagem cativou os fãs da série
AMANDA MARQUES | @TROPICANASOUNDS Publicado em 19/12/2020, às 10h00
Nenhum personagem de Stranger Things teve uma evolução tão evidente durante as temporadas quanto Steve Harrington, o típico clichê de filmes dos anos 80: bully, popular, egoísta. Ao decorrer da série, acompanhamos o amadurecimento de Steve com afeto, e o personagem desvencilhou-se de uma narrativa batida para se tornar a improvável babá das crianças de Hawkins.
Inicialmente pensado para ser um personagem tão arrogante e malvado quanto Billy Hargrove, Steve recebeu um destino diferente por causa de Joe Keery, ator que o interpreta na série. Em entrevista ao Buzzfeed News, Ross Duffer comentou: “Na primeira temporada, Steve era para ser esse ser humano terrível. Então nós nos apaixonamos por Joe Keery, pegamos a energia dele e a colocamos em uma direção diferente, ainda mais na segunda temporada.”
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
A transformação foi um verdadeiro sucesso, e Steve tornou-se um dos personagens mais queridos do universo de Stranger Things. Pensando nisso, a Rolling Stone Brasil selecionou 5 momentos marcantes de Steve Harrington na série.
Ainda que um personagem problemático no início da série, Steve começa sua evolução ao final da primeira temporada, quando retorna à casa de Jonathan para se desculpar por seu comportamento. Péssimo timing, uma vez que Nancy e Jonathan estão no meio de um plano para capturar o Demogorgon. Nancy pede que Steve vá embora, e o mesmo sai correndo até o carro, mas preocupado, volta bem a tempo de salvar Jonathan com o icônico taco de baseball.
Billy Hargrove já era um personagem problemático bem antes de ser possuído pelo Devorador de Mentes. Ainda assim, é no final da terceira temporada que ele atinge o ápice da crueldade, tentando atropelar Nancy para impedir o sucesso do plano das crianças. O dia é salvo mais uma vez por Steve, que bate contra o carro de Billy, causando um pequeno incêndio.
Outro momento muito bem escrito da terceira temporada é a conversa entre Steve e Robin no banheiro. Steve finalmente admite que gosta dela, e Robin conta que é lésbica. Mesmo com os sentimentos machucados, Steve não julga Robin, que estava com medo de contar a verdade, e até brinca com ela. Vale lembrar que a homofobia nos anos 80 era completamente normalizada, o que torna o momento de aceitação de Robin muito mais especial.
A dupla mais improvável da série tornou-se também a mais querida: o nerd banguela e o garoto popular tornam-se melhores amigos em uma sacada genial dos criadores de Stranger Things. Steve e Dustin se conhecem quando ambos têm seus corações partidos, e a partir daquele momento, são inseparáveis. Steve dá conselhos à Dustin e o protege em diversas ocasiões, tornando-se uma espécie de mentor/figura paterna para o garoto.
Quando Nancy e Jonathan partem em uma jornada para procurar Joyce e Hopper, cabe a Steve ficar cuidando da turma. Ele coloca-se em perigo diversas vezes para garantir que as crianças estão seguras, inclusive ficando para trás para lutar contra Dermodogs, ganhando tempo para que o restante consiga fugir. O desenvolvimento do personagem fica claro quando ele coloca as crianças em primeiro lugar: o bully egoísta da primeira temporada foi esquecido, dando lugar a uma babá inusitada.
+++ FROID | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições