A terceira temporada terminou de modo atípico: cheia de dúvidas. E tem muita, muita coisa que queremos saber
Yolanda Reis Publicado em 01/10/2019, às 13h28
***ATENÇÃO COM SPOILERS***
Quando Stranger Things encerrou a terceira temporada, causou três principais reações em quem assistia: raiva, indignação e confusão. Pela primeira vez, a série da Netflix chegou ao fim de uma temporada sem a conclusão de “fechamento,” e sim com várias portas de enredo abertas para a temporada seguinte. Muitos mistérios, pontas soltas e perguntas ficaram por lá.
Embora as temporadas sejam interligadas por um ponto em comum - o Mundo Invertido e seus mistérios - foi a primeira vez em que Stranger Things deixou claro: tem muita coisa para ser respondida em seguida.
Pensando nisso, separamos algumas perguntas que queremos muito as respostas - e que elas venham logo em Stranger Things 4, temporada anunciada nesta segunda, 30. Mas cuidado que tem muito spoiler! Veja:
Jim Hopper (David Harbour), em um momento extremamente emotivo, sacrifica a vida para dar à Joyce Byers (Winona Ryder) a chance de fechar o portal sinistro aberto pelos russos na base secreta deles (localizada abaixo do Shopping Starcourt, recém-inaugurado na cidade de Hawkins). Quando a dupla consegue cumprir o objetivo, a máquina explode com tudo - e mata alguns funcionários que estavam desprotegidos. Temos certeza disso porque vemos claramente seus corpos se desintegrando. Hopper também está desprotegido, mas só vemos ele sorrindo para Joyce - a desintegração do corpo dele não acontece.
+++ LEIA MAIS: Stranger Things 3: Hopper foi para o mundo invertido? David Harbour dá dica
Por quê? Hopper, na verdade, não morreu? É a teoria mais óbvia, já que Stranger Things nunca ligou muito para mostrar cadáveres (vide Will [Noah Schnapp] e Barb [Shannon Purser] na primeira temporada, ou Bob [Sean Astin] sendo devorado vivo na segunda). Mas sem corpo, o policial fica numa espécie de suspensão de vida-e-morte usada antes por George Lucas em Star Wars, quando Han Solo é congelado (ele não sabia o que aconteceria com o personagem). Como um gato de Schrodinger, Hopper está morto e está vivo - tudo depende do que os criadores querem para a quarta temporada.
Outra novidade de Stranger Things 3, além do suspense final, foi a presença de uma cena pós-créditos. Ela tem só dois minutos, e mostra uma base de operações militares em Kamchatka, peninsula russa. Dois soldados uniformizados entram em um corredor com várias celas; um deles tenta abrir a porta de uma, e o outro alerta: “não, não, não. O americano não!” Então, os militares escolhem outro prisioneiro, e o arrastam por vários andares enquanto ele implora por misericórdia.
+++ LEIA MAIS: Stranger Things: o que os astros da série estão fazendo depois da 3º temporada?
“O americano” nunca é mostrado. E daí, a pergunta: quem é esse cara? (Que na verdade não é nem necessariamente um “cara,” já que em inglês, idioma original da série, não há flexão de gênero em adjetivos - eles são iguais no masculino e no feminino).
O pensamento, na hora, voa para o óbvio: Hopper; afinal, ele acabou de desaparecer em meio a um experimento russo. Mas parece óbvio demais ele ser prisioneiro. Uma teoria diz que, na verdade, quem está na cela é o Dr. Brenner (Matthew Modine). Ele é o médico responsável por comandar os experimentos em Eleven (Millie Bobby Brown) (ela o chama de "Papa"). Na primeira temporada, enquanto Eleven enfrentava o Demogorgon pelos corredores da escola de seus amigos, o médico acaba topando com o monstro - e deduzimos que ele morreu. Mas não temos certeza disso, pois não vemos ele morrendo.
+++ LEIA MAIS: Ator de Stranger Things, Joe Keery corta o cabelo e a internet surta
E tendo em vista que ele conhece bastante sobre o Mundo Invertido, sera de grandíssimo valor para os Russos - que fariam de tudo para mantê-lo prisioneiro. E, como ele foi um dos responsáveis por abrir o portal para o Mundo Invertido nos EUA, talvez tenha sido usado para fazer a mesma coisa para os "inimigos."
Continuando a cena pós-crédito da terceira temporada: depois de arrastarem um prisioneiro por vários lances de escada, os dois soldados russos jogam-no numa cela e soltam, lá dentro, um Demogorgon, monstro do Mundo Invertido que atormentou as crianças durante as duas primeiras temporadas de Stranger Things. Mas como diabos a Rússia conseguiu um monstro incrivelmente agressivo e incontrolável que vive em um mundo à parte do nosso (e ninguém sabe nada sobre), e, ainda por cima, mostra controle sobre ele?
+++ LEIA MAIS: Lavar louça e servir mesas: o que faziam os astros de Stranger Things antes da fama?
Para começar, precisamos entender que enquanto os Estados Unidos e o Laboratório Hawkins abriram um portal para o Mundo Invertido acidentalmente (na primeira temporada, ele era uma rachadura na parede que ninguém entendia, e eles precisavam atear fogo nele todos os dias para evitar que crescesse), enquanto a Rússia sabia muito bem o que estava fazendo - na terceira temporada, eles têm uma máquina gigantesca que solta vários raios e tudo o mais, e ela é responsável por abrir o portal.
Se eles conseguem controlar a entrada e abertura do Mundo Invertido, o que garante que não têm controle sobre absolutamente tudo o que acontece lá dentro? Incluindo, é claro, os Demogorgons, monstros que nascem lá, e o Devorador de Mentes, criatura colossal que controla tudo e todos no Mundo Invertido? Se eles subjulgarem o mundo inteiro, não seria difícil conseguir um único Demogorgon para sessões de tortura particulares.
No final de Stranger Things 2, Eleven volta poderosa - literalmente. Ela passa boa parte da temporada encontrando quem é, e então retorna para Hawkins e para seus amigos para fechar o portal que leva ao Mundo Invertido e salvar a pele de todos do Devorador de Mentes. Isso mina toda a sua energia, e a garota quase morre no processo.
Descobrimos, depois, que o esforço dela não foi final. Ela conseguiu fazer o Devorador sair do mundo “normal,” matando assim todos os monstros espalhados por aí. Mas apesar de todos os esforços, o Mundo Invertido ainda era acessível, como vimos logo no início da terceira temporada.
Daí, fica a pergunta: e se esse portal, na verdade, não puder ser fechado? E se ele até pode parar de existir, mas Eleven não consegue fechá-lo sozinho? E se ela até fechou a “versão EUA,” mas os Russos já tinham aberto o portal deles? E, claro, como eles tiveram conhecimento o suficiente para fazer disso uma experiência controlada?
No final de Stranger Things 3, Eleven percebe algo devastador: ela não tem mais os seus poderes de telecinese. Depois de usá-los para expulsar um pedaço do Devorador de Mentes de sua perna na luta no Shopping Starcourt, a garota descobre que não consegue mais mover nada com a mente, não importa o quanto tente. Ela, é claro, fica desolada - mas ninguém sabe o motivo exato de Eleven não ter mais os poderes.
+++ LEIA MAIS: Stephen King diz que Stranger Things copiou ideias de It: A Coisa
Vale notar que, enquanto as crianças lutavam contra Billie-dominado-pelo-Devorador no Starcourt, alguns andares abaixo, Joyce e Hopper se esforçavam para fechar o portal russo para o Mundo Invertido. Então, uma das teorias é que eles conseguiram cortar completamente os vínculos dos dois lugares - e isso fez com que os poderes de Eleven, ligados àquele mundo, desaparecessem de vez, pois a “conexão” foi interrompida. Mas há quem acredite que a garota não conseguiu arrancar todo a “larva” do Devorador de Mentes de seu corpo, e ele se instaurou como um vírus e “cancelou” os poderes da garota.
Essa é uma pergunta que veio de fora da série. David Harbour, o intérprete de Jim Hopper, começou a agir de modo extremamente enigmático em suas redes sociais depois do fim de Stranger Things 3. Para começar, mudou a foto de seu perfil algumas vezes: um girassol, um arco-íris, 450.
O que essas imagens têm em comum? São as palavras que a mãe de Eleven, mergulhada em um transe, não parava de repetir (isso, descobrimos depois, é ela relatando da maneira que podia tudo o que sofreu no Laboratório Hawkins. Girassol pois lembrava disso ao dar à luz. O arco-íris enfeitava o quarto em que sua filha ficava presa; 450 era a voltagem do choque que levava nas sessões experimentais).
E as imagens não foram o único mistério construído por Harbour. Ele também mudou, gradualmente, as imagens de perfil de modo a formar um número de telefone (618-625-8313). Fãs mais atentos perceberam que esse era o número de Murray, o investigador paranóico que ajuda Joyce e Hopper em ST3. Ao ligarem, tinha uma mensagem gravada pelo ator de Murray: “Olá, você ligou para a residência de Murray Bauman. Mãe, se for você, por favor desligue e me ligue entre 5 e 6 da tarde, como já falamos, ok? Se for a Joyce, obrigado por ligar, eu estava tentando te encontrar. Eu tenho uma notícia. É sobre... Bom, é melhor que a gente fale pessoalmente. Não é ruim nem bom, mas já é algo..."
Então, vamos lá: por que Harbour, intérprete de Hopper, criou essa ligação com a mãe de Eleven? Será um modo de dizer que ele também é um prisioneiro do Laboratório Hawkings (ou do exército russo) e passa agora pelo mesmo tipo de experimento que a mãe de Eleven passou? Se não, como ele saberia tudo isso? E ainda, qual é, afinal, a novidade que Murray tem? Parece, pelo menos, que ele tem certeza de que Hopper não morreu no final das contas.
Laboratório Hawkins era, na fachada, uma indústria de energia. Em suas entranhas, porém, aconteciam explorações de pessoas e testes em humanos. Descobrimos isso pois Eleven, uma das crianças mantidas como “ratinho de laboratório,” foge. Depois, ficamos sabendo de mais duas novidades: 1- a mãe de Eleven já era submetida a experimentos viabilizados por drogas; 2- Eleven não era a única criança no laboratório.
+++ LEIA MAIS: Stranger Things: foto de Millie Bobby Brown reforça teorias da quarta temporada
Na segunda temporada, conhecemos Kali, a “experiência 8” (Eleven é, claramente, a 11). E assim como “irmã," Kali também têm superpoderes: ela pode criar ilusões na mente de qualquer um. (El possui telecinesia). Então, é lógico deduzir que, além das duas, há pelo menos outras 9 crianças e adolescentes criados pelo Laboratório Hawkins que, provavelmente, também têm poderes.
O que não sabemos, porém, é se essas crianças conseguiram fugir, como 8 e 11 fizeram, ou se elas ficaram para sempre presas no Laboratório. Se a segunda alternativa for verdade, há ainda outro problema: o que aconteceu com todas as pessoas presas como experimentos quando, no final de Stranger Things 2, o Laboratório foi destruído? (Ele está, afinal, comprovadamente abandonado - isso foi mostrado na última temporada).
Então… O que, exatamente, aconteceu com o Laboratório Hawkins? Para onde foram todos os seus funcionários que, antes, exploravam crianças? E as vítimas dos experimentos, qual foi o fim delas? Há outros como Eleven? Mas, principalmente: estão todos sem poderes, ou algum deles foi subjulgado pelo Devorador de Mentes? Queremos respostas!!
Eleven foi arrancada dos braços de sua mãe para virar um experimento de laboratório. Depois que fugiu, morou alguns meses escondida no porão de Mike (Finn Wolfhard) - mas depois, desapareceu ao matar o Demogorgon. Reapareceu em Hawkins, e só Jim Hopper sabia disso - ele acabou adotando a menina, mas no final de Stranger Things 3, o policial desapareceu, e ela acaba sem ter uma família - de novo. Mas Joyce Byers, mãe de Will e Jonathan (Charlie Heaton), fica compadecida (afinal, começava aos poucos um romance dela com Hopper) e adotou a menina.
+++ LEIA MAIS: Stranger Things: Millie Bobby Brown revela bastidores de cena que a fez vomitar
Mas Joyce decide que Hawkins já deu dores de cabeça o suficiente para ela - e resolve abandonar a cidade. Ela e seus filhos (incluindo a recém-”adotada” Eleven) saem da casa no qual todos os eventos começaram, entram no carro, e vão embora. Ninguém sabe para onde foram - e nem se pretendem voltar. Mas uma série não se despede assim de quatro de seus personagens principais, e isso gera a pergunta: o que vai acontecer com eles? Vão voltar para Hawkins? E, ainda: longe do portal, Eleven se afastará do Mundo Invertido ou ele a perseguirá?
Stranger Things 3 começa com uma cena digna de derreter corações (e gerar risada): Eleven e Mike, agora adolescente, dando uns beijos no quarto da menina. Descobrimos que os dois viraram namorados - mas eventualmente Eleven se irrita com as mentiras e dá um pé na bunda do garoto. Eles continuam a temporada separados - mas, quando Eleven está partindo de Hawkins, acabam se beijando. Então, daqui vem a única pergunta singela e não-bizarra a ser respondida em Stranger Things 4: Mike e Eleven vão ficar juntos de novo?
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja