Banda Vanilla Bay no Sua Banda Dá Um Show - Isadora Faria

Sua Banda Dá um Show: festival celebra a diversidade do cenário independente

Concurso organizado pela Movida contou com a participação de 500 bandas de todo o país

Anna Mota Publicado em 30/07/2017, às 12h05 - Atualizado em 31/07/2017, às 20h37

Em maio, 500 bandas de todo o Brasil se inscreveram para a primeira edição do Sua Banda Dá Um Show, concurso realizado pela Movida para ajudar a promover grupos independentes. De todos eles, apenas cinco se classificaram para a fase final, por meio de voto popular no site do festival. Uma comissão julgadora ficou responsável por eleger o vencedor, que ganhou R$ 12 mil para produzir cinco faixas em estúdio.

Na noite do último sábado, 29, a banda vencedora foi coroada durante um festival realizado no Unibes Cultural, em São Paulo, que contou com shows do Cazulluz, Expira Em Segundos, Teoria Livre e Vanilla Bay, quatro das cinco mais votadas. A Blue Helix, que faria a quinta apresentação da noite, não pôde comparecer no evento e foi representada por um integrante. “Um dos integrantes estava com o casamento marcado para este final de semana em Seattle, nos Estados Unidos", justificou o guitarrista Rodrigo Accurcio.

“Decidimos fazer esse concurso porque acreditamos no potencial musical do Brasil. Esse com certeza será o primeiro de muitos”, explicou Charles Esperandio, CMO da Movida, durante a cerimônia. Conduzido por Yuri Danka, apresentador da rádio 89, o evento começou com a banda Vanilla Bay, a campeã na eleição ocorrida na plataforma com 1.759 votos. O Vanilla teve a oportunidade de mostrar duas músicas autorais cantadas em inglês, que misturam influências do rock, do indie e do folk. E o público aprovou.

O Cazulluz foi o segundo a se apresentar. Trazendo o português para os vocais, a banda paulistana contou, no palco, que integra o cenário independente musical há 25 anos. “Eu gostaria de dizer que o nosso som é melhor que o do Metallica”, brincou o guitarrista Miró Correa, antes de dar início ao setlist.

O penúltimo show foi do Expira em Segundos, banda mineira que desfila semelhanças com o Capital Inicial, e que, como os outros participantes, apresentou duas músicas autorais.

Entre uma performance e outra, enquanto a organização dos instrumentos era feita às pressas, Danka segurava o público perguntando sobre as bandas participantes. Quando chegou a vez do Teoria Livre fazer o último show da noite, o apresentador questionou sobre o nome do grupo. “É uma homenagem ao primeiro disco do Linkin Park [Hybrid Theory], nossa principal influência”, contou o baixista Wendel Henrique.

Após encerradas as apresentações, Danka voltou ao palco para reforçar que os shows daquela noite não influenciavam na escolha do ganhador, já que, segundo o regulamento, este já havia sido eleito pela comissão julgadora no dia 28. Inesperadamente, quem ficou com o título foi a Blue Helix, que não estava presente. "Tenho certeza que todos vão ficar muito felizes com a notícia”, afirmou Accurcio ao receber o prêmio.

festival musica sao paulo Concurso cobertura independente vanilla bay movida expira em segundos sua banda da um show cazulluz teoria livre 89 blue helix

Leia também

Sammy Hagar quer paz com Alex Van Halen: 'Não vou levar isso para o túmulo'


Toto promete 'todos os hits' em apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro


Lenny Kravitz faz show com ar de festival e embala o público com hits em SP


Javier Bardem diz que não queria conhecer irmãos Menendez e 'falar com assassinos'


Modelo processa Kanye West por agressão sexual e estrangulamento


Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'