Billy Corgan - Divulgação

Sucesso comercial de Nirvana e Pearl Jam desencadeou “depressão suicida” em Billy Corgan

O vocalista do Smashing Pumpkins revelou detalhes sobre época obscura da própria vida no podcast Why Not Now?

Rolling Stone EUA Publicado em 02/03/2017, às 13h51 - Atualizado às 14h23

Billy Corgan fez uma aparição no podcast Why Not Now?, apresentado por Amy Jo Martin. Durante a entrevista, o vocalista do Smashing Pumpkins revelou que o sucesso comercial das bandas Pearl Jam e Nirvana afetou a saúde mental dele. As dificuldades vivenciadas pelo cantor e compositor nesse período inspiraram o hit “Today”, do álbum Siamese Dream.

Em 1991, o Smashing Pumpkins divulgou Gish, primeiro disco da carreira. No entanto, o lançamento foi obscurecido pela explosão do grunge com os álbuns Nevermind, do Nirvana, e Ten, do Pearl Jam. “Tudo o que eu havia construído não era mais relevante quanto eu gostaria que fosse”, explicou o músico a Amy. “Eu entrei em um tipo muito estranho de depressão, porque sentia que eu era inadequado de um jeito que não estava preparado.”

Corgan ainda deu detalhes sobre a vida dele nessa época. Ele disse que começou a ter dificuldades para compor e acabou caindo em uma “depressão suicida”. O intérprete contemplava se jogar da janela do próprio apartamento e ainda passou a ter “atitudes estranhas, absortas”, como por exemplo doar os pertences deles e planejar a própria morte.

“Acordei uma manhã e eu meio que encarei a janela e pensei: ‘Tudo bem, se você não consegue pular pela janela, então é melhor você fazer o que precisa fazer’”, disse na entrevista. “Naquela manhã acho que escrevi a música ‘Today’. É uma visão irônica sobre o suicídio, mas na essência é uma música que fala que todo dia pode ser o melhor dia, isto é, se você deixar.”

música pearl jam Depressão Kurt Cobain suicídio Nirvana eddie vedder billy corgan gish siamese dream smashing pupmkins depressão suicida

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer