- Michael Hutchence (Foto: Fairfax Media via Getty Images)

Suicídio dispara em meio à quarentena contra coronavírus - felizmente, busca por ajuda também

Um estudo em Michigan mostrou aumento de mais de 30% nos casos de suicídio; linha direta de prevenção cresceu 800%

Redação Publicado em 01/05/2020, às 15h56

Além das 235 mil mortes mundiais pelo coronavírus, existe um número invisível da doença: o aumento do suicídio. De acordo com um estudo em Michigan e divulgado pelo Loudwire, o índice de pessoas que se matam cresceu 32% durante a quarentena.

O estudo da Pine Rest Christian Mental Health Services acompanha o número de suicídios e os analisa com números obtidos pós-SARS, doença similar, em Hong Kong. Lá, o aumento foi de 31,7% nos dois anos seguintes ao surto.

+++LEIA MAIS: Shows drive-in são realidade durante a quarentena contra coronavírus

O grupo de maior risco de suicídio são trabalhadores essenciais e profissionais da saúde, que trabalham na linha de frente na luta contra o coronavírus. O principal motivo é Transtorno Pós-Traumático. Nos EUA, duas enfermeiras se suicidaram no mesmo dia, alegando trauma.

A venda de álcool também cresceu no estado do estudo (41%), assim como o consumo de maconha, que dobrou. Outros riscos são insônia, acesso fácil a armas, violência doméstica e isolamento extremo.

+++ LEIA MAIS: Aos 61 anos, Madonna diz ter anticorpos contra coronavírus

Patrick J. Kennedy, militante na causa da saúde mental e ex-congressista dos EUA, disse ao Metro Nashville Network que o número de ligações para linhas telefônicas contra suicídio cresceu 800%.

No Brasil, para ajudar pessoas com pensamentos suicidas, há o Centro de Valorização da Vida. Pode ser encontrado no telefone 188 ou no site https://www.cvv.org.br/.

entretenimento notícias suicidio ajuda covid aumenta coronavirus cresce quarentena numero cvv 188 centro de valorizacao da vida

Leia também

Esposa de Brian May atualiza estado de saúde do guitarrista após derrame


Slipmami lança 2º álbum, 'Até Aqui, Slip Nos Ajudou'; veja


Gal Costa: Briga por herança chega ao fim com acordo entre viúva e filho


Netflix: Emily em Paris é renovada para 5ª temporada; veja


Quem é o rapper Sean Diddy e por que ele está sendo acusado de crimes graves?


Liniker fará show de abertura em passagem de Lenny Kravitz por São Paulo