- Led Zeppelin em 1968 (Foto: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel)

Suprema Corte se recusa a ouvir Led Zeppelin em caso de plágio

Processo alegava que "Stairway to Heaven" é um plágio

Redação Publicado em 06/10/2020, às 09h50

A Suprema Corte dos Estados Unidos recusou-se a ouvir um caso que alega sobre o Led Zeppelin ter plagiado a abertura de "Stairway to Heaven", um dos maiores hits da banda. Isso mantém uma decisão de março deste ano, a qual acabou em favor do grupo e, possivelmente, encerra uma batalha legal cujo início de deu em 2014. A informação é do NPR.

Michael Skidmore, curador de Randy Craig Wolfe e falecido guitarrista e compositor da banda Spirit, foi quem moveu o processo original. Ele também era conhecido como Randy California. Em janeiro de 1968, o músico lançou a música "Taurus" no disco de estreia autointitulado do grupo, ou seja, três anos antes de "Stairway to Heaven".

+++LEIA MAIS: 50 anos sem Janis Joplin: os 7 maiores sucessos, e 7 músicas esquecidas que valem a pena ouvir [PLAYLIST]

No ano de 2016, um júri declarou inocência do Led Zeppelin. Porém, o caso foi revivido e levado ao Tribunal de Apelações do 9º Circuito, que, neste ano decidiu novamente a favor do grupo.

Francis Malofiy, advogado representante do espólio de Wolfe, disse à NPR na época sobre o Led Zeppelin ter ganhado "por um tecnicismo", enquanto o tribunal se concentrava na partitura enviada ao US Copyright Office, em vez de permitir o júri ouvir as gravações das músicas.

Ele disse: "E eu acho isso muito desanimador para os criativos, e é uma grande vitória para a multibilionária indústria musical".


+++ TERNO REI: ‘ANTES DE LANÇAR, VOCÊ NUNCA SABE SE É BOM OU RUIM’ | ROLLING STONE

entretenimento música notícia processo caso Led Zeppelin plágio Suprema Corte ouvir stairway to heaven Taurus Randy California Spirit se recusa Randy Craig Wolfe Francis Malofiy

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer