Susan Boyle atinge o nº 1 das paradas norte-americanas

I Dreamed a Dream garantiu o recorde de melhor estreia já conquistada por uma cantora solo nos Estados Unidos

Da redação Publicado em 03/12/2009, às 01h37

Susan Boyle comprovou que é um fenômeno mundial com seu primeiro álbum, I Dreamed a Dream. A empresa Nielsen SoundScan, responsável por medir o número de vendas na indústria fonográfica nos EUA, informa que o disco, lançado na semana passada, vendeu mais de 700 mil cópias no país.

Assim, I Dreamed a Dream, de acordo com a Columbia Records, não só é o maior lançamento de 2009, como dá a Boyle o posto de maior estreia já conquistada por uma cantora solo nas paradas norte-americanas, desde que a SoundScan começou a registrar as vendas, em 1991. Boyle superou, por exemplo, Whitney Houston, que vendeu 305 mil cópias de I Look To You na primeira semana de lançamento, em setembro.

Desde que chegou ao mercado, o álbum da escocesa vendeu quase três milhões de cópias no mundo inteiro e alcançou o topo das paradas em países como Austrália, Irlanda, Canadá e Nova Zelândia. I Dreamed a Dream também teve a maior quantidade de pedidos de pré-venda da história da loja virtual Amazon.

A cantora ficou famosa ao participar do programa Britain's Got Talent, em 2009, após ter sido primeiramente motivo de piada entre o público e os jurados. Boyle não levou o prêmio final (quem ganhou foi um grupo de dançarinos chamado Diversity), mas se tornou um fenômeno da música britânica. Em comunicado recente, Simon Cowell, jurado do programa, parabenizou a cantora. "Estou extremamente orgulhoso de Susan e encantado com ela", disse. "Esse sucesso não poderia ter acontecido a uma pessoa mais merecedora."

susan-boyle nielsen-soundscan i-dreamed-a-dream

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja