- Taylor Swift (Foto: Thomas Niedermueller/TAS24/Getty Images for TAS Rights Management )
THE ERAS TOUR

Taylor Swift: Autoridades austríacas dizem que 'uma tragédia foi evitada'

Autoridades de Londres intensificarão medidas de segurança para a passagem da The Eras Tour no Estádio de Wembley na próxima semana

Por Daniel Kreps, da Rolling Stone Publicado em 08/08/2024, às 17h00

Artigo publicado em 6 de agosto de 2024 na Rolling Stone, para ler o original em inglês clique aqui.

Mais detalhes surgiram sobre o plano terrorista frustrado que levou à prisão de dois adolescentes austríacos e ao cancelamento dos três shows esgotados de Taylor Swift em Viena.

Autoridades austríacas falaram à imprensa após a prisão dos suspeitos masculinos de 19 e 17 anos,  que o plano terrorista estava previsto para ocorrer na quinta, 8, ou na sexta, 9, e que o objetivo dos suspeitos era "matar o maior número possível de pessoas fora do local do show".

Materiais para fabricação de bombas foram encontrados na casa do suspeito de 19 anos, que, segundo as autoridades, foi inspirado pela Al Qaeda e pelo ISIS. Ele estava "claramente radicalizado na direção do Estado Islâmico e acha que é certo matar infiéis", disse Omar Haijawi-Pirchner, chefe da Diretoria de Segurança do Estado e Inteligência da Áustria (via Associated Press). "O objetivo dele era se matar e matar uma grande quantidade de pessoas."

O suspeito de 19 anos supostamente começou a planejar o ataque em julho e recentemente havia assinado um juramento online ao ISIS. Uma busca na sua casa ao sul de Viena descobriu substâncias químicas e dispositivos técnicos que indicavam "atos preparatórios concretos", disse o Ministério do Interior.

De acordo com as autoridades, o suspeito roubou produtos químicos do seu local de trabalho para construir uma bomba. Ele também planejava dirigir seu veículo em direção à multidão agrupada fora do estádio, enquanto estava armado com facas e machetes.

O suspeito de 17 anos foi preso pela polícia perto do estádio de Viena onde Swift se apresentaria; as autoridades disseram que o suspeito — que também possuía material do ISIS e da Al Qaeda em casa — trabalhava para uma empresa que prestava serviços não especificados para shows no Ernst Happel Stadium.

"A situação era séria, a situação é séria. Mas também podemos dizer: Uma tragédia foi evitada," disse o ministro do Interior da Áustria, Gerhard Karner, na quinta-feira.

Embora os investigadores não acreditem que mais ninguém estivesse envolvido no plano terrorista, a decisão ainda foi tomada pela Barracuda Music, a organizadora dos shows da The Eras Tour em Viena, de cancelar os shows, que estimavam atrair 65.000 pessoas dentro do estádio e mais 10.000 pessoas fora do local para cada show.

"Com a confirmação dos oficiais do governo de um ataque terrorista planejado no Ernst Happel Stadium, não temos escolha a não ser cancelar os três shows agendados para a segurança de todos," compartilhou a Barracuda Music em um comunicado.

"O cancelamento dos shows da Taylor Swift pelos organizadores é uma decepção amarga para todos os fãs na Áustria," disse o chanceler austríaco Karl Nehammer em um comunicado. "A situação em torno do aparente ataque terrorista planejado em Viena era muito séria. Graças à intensa cooperação da nossa polícia e do recém-estabelecido DSN com serviços estrangeiros, a ameaça foi reconhecida cedo, combatida e uma tragédia evitada. Muitos agradecimentos aos serviços de emergência que estão investigando a toda velocidade."

Ele continuou, "Vivemos em um tempo em que meios violentos estão sendo usados para atacar nosso modo de vida ocidental. O terrorismo islâmico ameaça a segurança e a liberdade em muitos países ocidentais. É precisamente por isso que não abandonaremos nossos valores, como liberdade e democracia, mas os defenderemos ainda mais veementemente."

Swift ainda não comentou sobre os shows cancelados em Viena.

Viena foi a penúltima parada na etapa europeia da Eras Tour, que conclui na próxima semana com cinco shows no Wembley Stadium de Londres. Esses shows ainda estão programados para ocorrer, embora com medidas de segurança aumentadas, segundo a Variety.

O Reino Unido já estava tenso na semana passada devido a protestos de extrema-direita e anti-imigração após as mortes a facadas de três crianças em uma festa temática de Taylor Swift em Southport; Axel Rudakubana, de 18 anos, foi preso e acusado pelos três assassinatos, bem como por mais 10 acusações de tentativa de assassinato.

No entanto, a Polícia Metropolitana de Londres disse na quinta-feira que não havia "nada a relatar" em relação aos shows de Swift no Wembley Stadium. A ministra do Interior do Reino Unido, Dame Diana Johnson, acrescentou na LBC Radio, "Claramente, a polícia estará olhando toda a inteligência e tomando decisões. Eles avaliam os riscos de cada evento que acontece neste país."

Taylor Swift Reino Unido atentado áustria The Eras Tour

Leia também

Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições


Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral