Criada em um processo de luto, o sucesso "Tears in Heaven" foi composta após Eric Clapton viver uma tragédia
Redação Publicado em 23/06/2023, às 15h44
"Tears in Heaven" de Eric Clapton rendeu o segundo lugar da Billboard Hot 100 e ganhou três Grammys, incluindo Música do Ano e Gravação do Ano. Pela Rolling Stone EUA, é a 362ª Melhor Música de Todos os Tempos. No entanto, a faixa foi composta em uma das fases mais tristes da vida do cantor. Nove meses antes de seu laçamento, Clapton perdeu seu filho de 4 anos.
Em março de 1991 o músico queria passar um tempo com o filho, Connor Clapton e pediu para Lory Del Santo, mãe do menino, ir para Nova York com ele - assim, durante o final de semana, poderiam sair. O músico levou o filho ao circo e o devolveu para a mãe durante a noite. Ambos estavam em êxtase:
“Eles realmente curtiram muito,” contou Del Santo a BBC News. “Quando Eric voltou, me olhou e disse que finalmente entendia o que significava ter um filho e ser pai. Estava muito feliz. Era a primeira vez que passava algumas horas sozinho com nosso filho. Conor, por sua vez, estava muito emocionado pelo dia tão maravilhoso que havia passado com o pai.”
Ficou combinado de, no dia seguinte, a família se encontrar pela manhã e ir ao zoológico logo após o almoço. Del Santo se arrumava no banheiro, e Conor brincava de pega-pega com a babá no quarto. O zelador pediu atenção, pois as janelas estavam em limpeza - o vidro não estava no lugar. A babá tentou avisar o menino para manter-se longe - mas não deu tempo. Conor correu naquela direção:
+++ LEIA MAIS: Há 51 anos, Eric Clapton reunia-se aos Beatles para gravar
“Escutei um grito de aflição que não era de Conor. Era da babá,” relatou Del Santo. “Corri ao quarto gritando de forma histérica. ‘Onde está Conor? Onde está Conor?’ Vi, então, a janela aberta e entendi o que tinha acontecido. Senti que perdia as forças e desmaiei.” Conor caiu do 53º andar, no telhado de outro prédio. Morreu na hora.
Segundo Clapton, a inspiração para a melodia simplesmente surgiu em sua cabeça, mas só compôs a música de fato nove meses depois do ocorrido
A faixa foi composta por Clapton em parceria com o Will Jennings, compositor também responsável por "My Heart Will Go On" tema de Titanic(1997) e apesar do grande sucesso, Clapton se emocionada sempre que toca em seus shows. Quando parou de apresentá-la, explicou que havia completado um passo do processo de luto. A música já não o emocionava tanto quanto antes - mas não queria lembrar dela assim.
+++ LEIA MAIS: Como Eric Clapton reagiu ao ser chamado para entrar nos Beatles por John Lennon?
Del Santo, mãe da criança. por sua vez, não suporta a canção. Nunca ouviu, nem quer ouvir, como disse para BBC. “Uma vez, quando estava em Amsterdã, colocaram a música no rádio. Ao soarem os primeiros acordes, saí correndo para não ouvi-la.”
Os dois nunca conversaram sobre o assunto.
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer
Megan Thee Stallion pede ordem de restrição contra Tory Lanez