O The Temptations é um dos múitos músicos da Motown representados em caixa de primeiros lugares nas paradas mundiais - Reprodução

The Temptations processa a Universal

O grupo de cantores quer metade dos lucros líquidos adquiridos com downloads das músicas deles

Rolling Stone EUA Publicado em 16/03/2012, às 10h59 - Atualizado às 11h10

O grupo The Temptations é o mais novo nome da música a entrar com um processo exigindo os royalties não recebidos referentes a downloads digitais. De acordo com o site da revista norte-americana Billboard, o grupo vocal entrou com ação contra o Universal Music Group em uma corte federal da Califórnia pedindo milhões de dólares procedentes dos lucros obtidos com downloads e ringtones, afirmando que essas vendas contam como licenças, o que dá a eles o direito à metade da receita líquida.

O processo do Temptations vai além do contrato de outros artistas no catálogo do UMG que tenham contratos parecidos, incluindo James Brown, Eric Clapton, Guns N' Roses, Nirvana, The Police e The Who. Contratos com taxas diferentes para vendas físicas e licenças eram extremamente comuns em grandes gravadoras entre 1976 e 2001.

Uma ação movida por Eminem, no ano passado, abriu um precedente para que vendas digitais contem como licença em vez de como uma venda tradicional (LPs e CDs). Muitos outros artistas, incluindo Peter Frampton, Toto, Public Enemy e Kenny Rogers, estão em batalhas legais semelhantes na esperança de conseguir obter esses royalties que não foram pagos, e aumentar a taxa a qual têm direito no futuro. A Sony recentemente pagou US$ 8 milhões em um acordo para encerrar o processo que estava sendo movido por artistas como Cheap Trick, The Allman Brothers Band e The Youngbloods.

Universal Sony Eminem cheap trick the temptations

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja