O retorno do lorde Sith não é explicado diretamente no filme, mas fãs apontam outras histórias que podem dar pistas sobre o mistério
Redação Publicado em 02/02/2020, às 13h00
O Imperador Palpatine voltou dos mortos em Star Wars: A Ascensão Skywalker, mas o filme não explicou como. Porém, como citado por fãs e pelo site Screen Rant, pela aparência do personagem em obras anteriores da franquia, o vilão mostrado pode ser um clone.
O conceito é recorrente no universo Star Wars. Nos filmes, a República fabricou um exército inteiro de clones do caçador de recompensas Jango Fett. Já nos quadrinhos de Star Wars, a clonagem já esteve envolvida diretamente com Palpatine para estender a vida do Sith.
+++LEIA MAIS: Teoria decide culpar Mestre Ki-Adi Mundi pelo fim da ordem Jedi em Star Wars
Na série de quadrinhos Dark Empire, que faz parte da marca Legends - não se trata de uma história oficial da linha do tempo de Star Wars - Palpatine diz diretamente que cria clones para se manter vivo.
Nessa história alternativa, Luke Skywalker é atraído pelo vilão até o planeta Byss, que possui uma influência forte do lado sombrio (assim como Exegol, covil de Palpatine no filme).
+++LEIA MAIS: Finn consegue usar a Força? Nova teoria de Star Wars garante que sim
Nesse mundo, Skywalker descobre que o lorde Sith cria vários clones. O poder do Imperador é intenso demais para ficar num corpo, e ele frequentemente transmite a consciência para os clones.
Isso significa que o Palpatine que caiu no poço do reator da Estrela da Morte em O Retorno de Jedi (1983) não é o mesmo da HQ, pelo menos em corpo. Pode ser a mesma coisa que aconteceu em A Ascensão Skywalker. Entretanto, quais são os sinais no filme que apoiam essa teoria?
Palpatine revela nos minutos iniciais de A Ascensão Skywalker que criou o Líder Supremo Snoke, personagem de Andy Serkis e antigo mestre de Kylo Ren. Ou seja, Snoke também é um clone.
Além disso, mesmo com a aparência de zumbi, o corpo de Palpatine em A Ascensão Skywalker não parece ter os ferimentos da queda em O Retorno de Jedi, o que torna mais plausível pensar que seja criado em laboratório.
+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja