- Cena do filme Pantera Negra (Foto: Divulgação)

Terry Gilliam critica produtores de Pantera Negra: “Nunca foram à África”

Segundo o cineasta, o filme fez com que a mídia “falasse sobre a importância de besteiras”

Redação Publicado em 23/12/2019, às 11h30

Na última sexta, 20, em entrevista ao IndieWire, o cineasta Terry Gilliam criticou os produtores de Pantera Negra, da Marvel. Segundo Gilliam, pessoas por trás do filme “nunca foram à África”.

Inicialmente sobre o último filme de Gilliam, O Homem que Matou Dom Quixote, a entrevista mudou de tom quando o assunto Marvel iniciou. Perguntaram ao cineasta se Pantegra Negra só recebeu entusiasmo devido às “políticas de identidade”, Gilliam então criticou o longa.  

+++ LEIA MAIS: A Revolução de Pantera Negra: a criação do filme de super-heróis mais radical de todos os tempos

“Odiei Pantera Negra. Me deixa louco. Dá às crianças negras a idéia de que isso é algo em que acreditar. Besteira. É besteira absoluta. Acho que as pessoas que fizeram isso nunca estiveram na África ”, disse ele. O cineasta também acrescentou: “Eles foram buscar um estilista para tecidos e coisas africanas. Mas eu odiava esse filme, em parte porque a mídia estava falando sobre a importância de besteiras.”

Apesar das críticas de Gilliam, a equipe de Pantegra Negra - ganhadora de três prêmios no Oscar 2019 -  visitou a África e estudou sobre o continente para produção de arte, figurino e realização do longa. Algumas filmagens também foram feitas na África do Sul, Zâmbia e Uganda.  

+++LEIA MAIS: Akon planeja concorrer à presidência dos EUA - e criar a própria Wakanda, país fictício do Pantera Negra

O cineasta também tem avaliações negativas sobre a Marvel, principalmente devido ao dinheiro gasto pela empresa. Segundo Gilliam, filmes menores mereceriam esses valores. 

“Você faz um filme com mais de US $ 150 milhões ou menos de US $ 10 [milhões]. Onde estão essas outras coisas? Não existe mais ", disse ele. "Faço filmes onde estou tentando fazer as pessoas pensarem. Quero dizer, tento entretê-los o suficiente para que não durmam comigo, e eles estão lá para fazer você pensar e olhar o mundo de uma maneira diferente, espero, e considerar possibilidades. Esses filmes não fazem isso."

Pantera Negra 2 tem previsão de estreia para maio de 2022.

notícia cinema crítica Pantera Negra marvel cineasta produtores áfrica Terry Gillieam

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições