<b>Intenso</b><br> Astbury ao vivo em Nottingham, Inglaterra, em 2016 - RMV/REX/Shutterstock/AP

The Cult: “Meu negócio é estar no palco, não ficar pensando sobre o nosso status dentro do rock”, diz Ian Astbury

Banda se apresentou no São Paulo Trip e faz show em Brasília neste sábado, 23

Paulo Cavalcanti Publicado em 22/09/2017, às 09h09 - Atualizado às 12h54

Com mais de 30 anos de carreira, diversos hits e álbuns clássicos no currículo, o grupo inglês The Cult, que se apresentou na última quinta, 21, no São Paulo Trip, e sobe ao palco em Brasília neste sábado, 23, tem méritos de sobra para entrar no rol de bandas lendárias, ainda que o vocalista Ian Astbury não ligue muito para isso. “Esse negócio de prêmios, qualificações, Hall da Fama do Rock é muito chato”, declara. “Meu negócio é estar no palco, não ficar pensando sobre o nosso status dentro do rock.”

A vontade de estar diante do público geralmente se revela na preferência por casas de shows menores, mas a passagem por São Paulo foi um bem-vindo desvio de rota. “Tocar na mesma noite que o The Who é um privilégio para poucos. A gente se encontrou algumas vezes com Pete Townshend e Roger Daltrey. Pete é um cara honesto e subestimado, que nunca gostou do glamour.”

Billy Duffy, guitarrista do The Cult, uma vez declarou preferir um setlist “pragmático”, sem nada imprevisível. E, ainda que no Brasil a lista de canções do show passe necessariamente pelos hits, o cantor discorda do companheiro de banda. “Dane-se o pragmatismo! Eu acho que a gente tem que tocar o que der na telha. Mas, claro, não podem faltar ‘Fire Woman’ e ‘She Sells Sanctuary’ ou não nos deixam sair vivos.” Algumas canções de Hidden City (2016), o mais recente álbum da banda, também devem aparecer.

Aproveitando o fato de que Astbury esteve em um festival em meio a diversas outras lendas do rock, vale lembrar que em 2002 o vocalista fez parte do projeto The Doors of the 21st Century, ao lado de Ray Manzarek (o tecladista morreu em 2013) e Robbie Krieger (guitarra), dois dos integrantes remanescentes do grupo antigamente era liderado por Jim Morrison. “O The Doors, em sua época áurea, mesmo com todo o sucesso que fazia, nunca se apresentou em grandes estádios ou em outros locais fora dos Estados Unidos. E tivemos a chance de fazer isso. Pena que durou pouco.”

The Cult

23 de setembro, sábado, às 21h30

Net Live - SHTN, Trecho 2, Conjunto 5, Lote A - Asa Norte, Brasília – DF

Ingressos: www.eventim.com.br

rock in rio musica brasilia the who sao paulo trip the cult ian astbury

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer