John Robb analisa cena musical da cidade inglesa em The North Will Rise Again: Manchester Music City
Da redação Publicado em 30/03/2009, às 14h40
Oasis, The Smiths, Joy Division e The Stone Roses são alguns dos grupos retratados nos capítulos de The North Will Rise Again: Manchester Music City, segundo o site do semanário britânico NME.
O livro, escrito pelo jornalista inglês John Robb, examina o burburinho semeado por 30 anos (1978-2008) no fértil solo musical de Manchester, na Inglaterra. Na longa lista de contribuições com o autor, Liam e Noel Gallagher (Oasis), Ian Brown (Stone Roses), Morrissey e Johnny Marr (Smiths), Mark E. Smith (The Fall) e Shaun Ryder (Happy Mondays).
A obra conta, ainda, com depoimento de Tony Wilson (1950-2007), chefão da Factory Records (gravadora responsável por lançar Joy Division, New Order e Happy Mondays) que teve a vida cinebiografada por Michael Winterbottom, em A Festa Nunca Termina.
"Eu falei com todo mundo. De fato, o maior problema foi manter tudo em um tamanho administrável. O livro tem por volta de 155 mil palavras, mas facilmente poderia ter o dobro disso. Ian Brown me deu 30 mil palavras para trabalhar!", comentou à imprensa britânica Robb, vocalista da banda punk Goldblade, veterano em coberturas sobre a cena musical de Manchester e supostamente a primeira pessoa a entrevistar a banda norte-americana Nirvana.
O lançamento está marcado para o dia 28 de abril, na Inglaterra.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja