- Detonautas (@jvportugal)

The Town: Detonautas prepara show especial que remonta trajetória da banda [ENTREVISTA]

Com Vitor Kley como convidado especial, show acontece no dia 9 de setembro no palco The One

Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo) Publicado em 29/08/2023, às 16h23

A poucos dias de se apresentar no The Town, Tico Santta Cruz, vocalista do Detonautas, falou à Rolling Stone Brasil sobre a preparação para o espetáculo. Com 20 anos de banda recém completados, o cantor classifica o evento como uma oportunidade incrível.

“É sempre ama chance muito boa de poder  de estar com grandes artistas, num evento internacional, com uma divulgação incrível,” ele completa falando sobre a escolha do repertório: “Vitor Kley vai ser nosso convidado e estamos preparando algo bem legal, com os hits do Detonautas, entendemos que as pessoas estão lá para cantar e se divertir.”

+++LEIA MAIS: Detonautas 'faz as pazes com passado' em Acústico que celebra 20 anos de banda [ENTREVISTA]

Além disso, “Aposta,” música inédita lançada no projeto que comemora o aniversário da banda, intitulado Acústico 20 Anos - O Amor Não Tem Inimigos (2023), também será apresentada. Para a apresentação, a banda e sua equipe buscam uma maneira de lembrar toda a trajetória das últimas duas décadas, para isso está sendo preparado um conteúdo especial, que deve ser transmitido nos telões do palco The One, onde a banda se apresenta no dia 9 de setembro de 2023. 

Estamos buscando um conteúdo de telão que remeta ali ao início do Detonautas, a fase 1997 a 2000, com elementos surpresa que vamos deixar para o dia e acho que vai gerar uma conexão muito interessante entre o público e a banda, porque remete, com certeza, àquela fase que boa parte do público, provavelmente viveu.”

No momento o foco da banda é a apresentação no festival, mas paralelamente a isso o Detonautas, tem lançado semanalmente no YouTube as músicas do acústico comemorativo. Na última sexta, 25, a banda disponibilizou um EP com o segundo volume das faixas gravadas no projeto especial.

+++LEIA MAIS: Detonautas comemoram 20 anos de carreira em grande show no RJ

Em setembro de 2023, a última parte dessa trilogia estará disponível para público. “Temos trabalhado nesse conteúdo, que é muito bonito e tem dado um resultado muito bacana e a nossa previsão é que a gente se organize para começar essa turnê do acústico no ano que vem,” explicou o vocalista.

Sobre a escolha de Vitor Kley como convidado no festival, Tico conta que a banda entendeu que o cantor gaúcho era uma boa escolha para criar um conteúdo interessante para o evento, além de fazer um intercâmbio entre os públicos dos dois. 

Eu gosto muito do Vitor, o Detonautas se identifica, já tocamos uma vez juntos em outra oportunidade. Temos uma relação de muita simpatia, respeito e carinho por ele e sabemos que ele também é fã da banda. Essa junção vai ser muito bacana de colocar em prática no palco.”

+++LEIA MAIS: Detonautas anuncia show e gravação de DVD para celebrar 20 anos

O cantor se mostrou antenado às novidades do cenário musical, seja pelas redes sociais, ou por influência dos filhos — Tico conta que escuta muito o que sua filha está ouvindo. Dentro do rock, o cantor entende que há um movimento de revisitação de artistas de outras gera, o que ele classifica positivo.

“Ficamos na expectativa de que esse momento possa gerar uma oxigenação para a cena e novos artistas apareçam,” disse. Tico ainda cita a banda italiana Måneskin como uma grande promessa: “Eu acho bem legal o trabalho deles, mas acho que ainda estamos muito conectados com o que foi feito no passado, com Red Hot Chilli Peppers, Roger Waters, clássicos que continuam movimentando multidões.”

+++LEIA MAIS: The Town: Joss Stone substituirá Liam Payne o festival

Quando questionado sobre as diferentes gerações que acompanham a banda, Tico percebe que é possível perceber nos shows, pelo menos, duas gerações. Em eventos abertos, que permitem a entrada de crianças e adolescentes, a banda recebe muitas famílias. Essa renovação é, segundo o cantor, é uma boa maneira de manter o gênero popular e entende como uma responsabilidade manter o contato, seja por meio de entrevistas e programas de TV, para manter o rock acessível.

O vocalista falou ainda sobre a transição das mídias físicas para as plataformas digitais pela qual a indústria fonográfica passou nos últimos anos: “Podemos dizer que vivenciamos, nesses últimos 20 anos, todos os formatos disponibilizados pela tecnologia. Desde CD e o DVD, passando pelo Napster e pelas plataformas para download de música, até a aparição dos streamings de forma mais organizada.’’

+++LEIA MAIS: Yeah Yeah Yeahs, atração do The Town, já dividiu apê com Metric, banda do Primavera Sound SP

O momento atual é, para o cantor, positivo, tendo em vista a distribuição dos streamings, do ponto do público. “Tudo é muito mais rápido, mais acessível, então acho que conseguimos entender bem como é essa dinâmica e essa forma de se consumir música. E é por isso que temos 20 anos, se não tivéssemos conseguido nos adaptar, teríamos ficado pelo caminho.”

Tico falou também sobre a importância de estar conectado nos movimentos da tecnologia, considerando a criação de conteúdo para redes sociais, por exemplo. No entanto, ele ressalta que esse avanço acontece no tempo certo para que a banda possa produzir de maneira mais orgânica e sem a necessidade de seguir trends.

+++LEIA MAIS: Verdadeiros nomes dos artistas que irão se apresentar no The Town

entrevista vitor kley 20 anos Tico Santta Cruz detonautas tehe town

Leia também

Sammy Hagar quer paz com Alex Van Halen: 'Não vou levar isso para o túmulo'


Toto promete 'todos os hits' em apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro


Lenny Kravitz faz show com ar de festival e embala o público com hits em SP


Javier Bardem diz que não queria conhecer irmãos Menendez e 'falar com assassinos'


Modelo processa Kanye West por agressão sexual e estrangulamento


Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'