Fenômeno do pop desembarca por aqui em outubro para shows
Redação Publicado em 13/09/2023, às 15h21
Um dos maiores nomes da música pop é o do canadense The Weeknd, o cantor tem apenas 33 anos e já coleciona diversos sucessos na carreira. No mês que vem ele chega no Brasil para apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro e se você quer conhecer um pouco mais sobre o artista, dá uma olhada nessa lista que preparamos com algumas curiosidades sobre sua vida e obra:
O nome de origem de The Weeknd é Abel Makkonen Tesfaye. Nascido em Toronto, o cantor ficou conhecido pelo nome artístico, que segundo ele conta surgiu depois que ele largou a escola, pegou suas coisas e saiu "em um fim de semana" para nunca mais voltar, à ´poca o artista não gostava muito do nome de batismo. Em maio deste ano, Abel revelou que queria "matar The Weeknd" para a W Magazine. "Estou passando por um momento catártico agora," disse ele. O cantor disse ainda que já havia tudo que queria dizer como o alter-ego e estava pronto para enecerrar o personagem, da mesma forma que David Bowie fez com Ziggy Stardust.
Não é só na trajetória do alter-ego que Bowie inspira The Weeknd. Fã do cantor britânico, Tesfaye homenageou o “Starman” batizando seu terceiro álbum de Starboy (2016), em referência a canção de seu ídolo. "Eu amo o David Bowie. Acho que ele é um grande inventor," disse. Outras influência do cantor são Prince e Michael Jackson.
Os pais de The Weeknd são da Etiópia e o cantor já afirmou que os ritmos do país influenciam sua maneira de fazer música e de cantar. Alguns de seus cantores etíopes favoritos são Tilahun Gessesse, Aster Aweke e Mahmoud Ahmed.
+++LEIA MAIS: The Weeknd recebe Taylor Swift em conquista exclusiva
Outra paixão de Abel são os filmes de terror. Seu álbum de estreia, Kiss Land (2013), foi fortemente influenciado por isso. "Muito desse disco é inspirado em diretores como John Carpenter, David Cronenberg e Ridley Scott, porque eles sabem como capturar o medo," declarou. A ideia era transmitir, por meio das músicas, uma atmosfera sombria.
The Weeknd foi a atração do intervalo do Super Bowl 55, que aconteceu em fevereiro de 2021. Para o show, o cantor contou com luzes, fogos de artifício e uma setlist com grandes sucessos de sua carreira, como “The Hills,” “Can't Feel My Face,” “I Feel It Coming,” “Save Your Tears” e “Blinding Lights.” Para sair tudo do jeitinho que sempre sonhou, o cantor desembolsou cerca de US$7 milhões.
+++LEIA MAIS: Selena Gomez nega que nova música é sobre The Weeknd; entenda
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja