Evento aconteceu entre 5 a 15 de setembro e contou com a exibição de filmes como Under the Skin, com Scarlett Johansson, e o aguardado Gravidade
Paulo Gadioli, de Toronto Publicado em 16/09/2013, às 15h54 - Atualizado às 16h01
Chegou ao fim neste domingo, 15, o Festival Internacional de Cinema de Toronto. Ao longo dos dez dias de evento, passaram pelos cinemas da cidade diveras das obras que disputarão a cobiçada indicação ao Oscar. 12 Years a Slave, um dos mais esperados, agradou o público e saiu com o prêmio de melhor filme em votação popular.
Longas como Quem Quer Ser Um Milionário e O Discurso do Rei, em 2008 e 2010, respectivamente, venceram o prêmio do festival e seguiram a conquistar Melhor Filme no Oscar meses depois. Ano passado, no entanto, O Lado Bom Da Vida foi o escolhido pelos canadenses, mas acabou perdendo a estatueta para Argo, de Ben Affleck.
12 Years a Slave conta com fortes candidatos à premiação hollywoodiana, especialmente o protagonista Chiwotel Eijefor. Idris Elba, pela cinebiografia de Nelson Mandela, e Matthew McConaughey, por Dallas Buyers Club, também aparecem como fortes concorrentes. No lado das atrizes, Meryl Streep, por August Osage County, e Sandra Bullock, por Gravidade, foram as mais louvadas do Festival.
12 Years a Slave e Gravidade, inclusive, são alguns dos longas cotados à premiação de Melhor Filme. Muitos outros, porém, não chegaram ao evento canadense, como Inside Llewyn Davis, dos irmãos Coen, Saving Mr. Banks, de John Lee Hancock, Nebraska, de Alexander Payne, e Monuments Men, de George Clooney.
Os filmes devem chegar aos cinemas brasileiros no entre o final deste ano e o início do próximo. Tanto o Festival do Rio quanto a Mostra de Sao Paulo anteciparão alguns dos favoritos ao Oscar. O evento carioca, que acontece de 26 de setembro a 10 de outubro, já anunciou nomes como Gravidade, Nebraska e Blue Jasmine, novo de Woody Allen.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja