- Tom Morello, ex-guiarrista do Rage Against the Machine (Foto: Branimir Kvartuc)

Tom Morello chama Bolsonaro de "fascista populista" e Trump de "demagogo de cara laranja"

Músico ainda falou sobre aquecimento global e culpou políticos por problemas atuais

Redação Publicado em 16/07/2019, às 19h26

Tom Morello do Prophets of Rage deu uma entrevista em vídeo ao NME nesta semana e soltou o verbo sobre suas opiniões políticas e nomes pouco lisonjeiros que tem para Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, e também para Jair Bolsonaro, o presidente do Brasil, além de criticar o Brexit.

O músico nunca gostou do presidente de seu país. Inclusive, tem uma guitarra na qual está escrito “f***-se o Trump.” Agora, explicou como acredita que “as pessoas que não acompanham as políticas liberais estão suscetíveis a demagogos.”

+++ LEIA MAIS: Seria o momento ideal para a volta do Rage Against The Machine, diz Tom Morello 

“Acho que isso [são] sintomas do fato das pessoas se sentirem abandonadas por causa da economia global, Donald Trump mostrou um caminho fácil [como solução] - e não só o Trump. Brexit, também, e no Brasil existe no poder um político de extrema direita, um fascista populista.”

“As pessoas que não acompanharam as políticas neoliberais - pessoas brancas da classe média, principalmente - são suscetíveis a demagogos que usam o racismo e a xenofobia para mexer com eles e fazer com que não foquem no problema real que é um sistema que trata mal o planeta. Aqueles que cuidam do planeta não o merecem, e estão o arruinando, criando um ambiente miserável para muitas pessoas.”

+++ LEIA MAIS: Baixista do Jesus and Mary Chain xinga Bolsonaro em prefácio inédito da biografia da banda 

“Uma das razões para tocarmos música há tanto tempo é poder fornecer uma rede de ideais diferente - como políticas progressistas, solidariedade, bom ambiente, anti-racismo e anti-fascismo - como outro jeito de lidar com as iniquidades da vida”, continuou Morello. 

E para o futuro, também não vê esperanças: “em 2028, disseram que todas as geleiras da Índia terão derretido. Então pense nisso, e pense nisso acontecendo no mundo inteiro. Não sobreviveremos a isso. Vai ser horrível. Então devíamos fazer algo”, disse, ainda comentando que os problemas dos EUA são culpa de Trump, a quem chamou de "demagogo da cara laranja."

+++ VÍDEO: Di Ferrero escolhe os melhores de todos os tempos: de Metallica a Charlie Brown Jr. 

música notícias jair bolsonaro tom morello donald trump brexit prophets of rage

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer