- Tom Morello (Foto: Travis Shinn)

Tom Morello: 'Se um artista faz música para todos concordarem, provavelmente será uma m*rda' [ENTREVISTA]

Guitarrista Tom Morello falou sobre fãs que se incomodam com letras - e posição política - da banda Rage Against The Machine; confira

Itaici Brunetti Publicado em 15/10/2021, às 11h48 - Atualizado às 12h29

Além de ser um dos guitarristas mais respeitados de sua geração, Tom Morello, das bandas Rage Against The Machine e ex-Audioslave, se destaca também pelo ativismo que exerce. Graduado em Ciência Política na Universidade Harvard, o músico insere explicitamente o seu lado político - com crenças à esquerda - em sua arte; posição que nem sempre é compreendida pelos fãs. 

Em conversa online com jornalistas da imprensa brasileira para divulgar o seu novo álbum solo, The Atlas Underground Fire (lançado nesta sexta, 15 de outubro), Tom Morello respondeu sobre fãs que deixam de gostar de certos artistas - incluindo o Rage Against The Machine - ao descobrirem que as letras tratam sobre política. 

+++ LEIA MAIS: Eddie Vedder, Bruce Springsteen e Tom Morello fazem versão poderosa de clássico do AC/DC

"As pessoas vão ficar ofendidas, mas f*da-se!," afirmou Tom Morello ao ser questionado sobre perder fãs por causa de posição política. "Então, isso é bom. Isso é bom para o artista. Se você é um artista que faz música para todos concordarem, provavelmente será uma m*rda," acentuou o guitarrista de 57 anos. 

Continuando o assunto, Morello disse: "Se você é um artista que nega o que realmente sente em nome de um jogo comercial, bem, você será um artista que eu não admiro. Particularmente, é um nível de inferno para aqueles que negam a própria essência; eles veem e sentem a injustiça, reclamam e descrevem a injustiça nos shows, mas depois ficam preocupados em perder fãs e fazer menos dinheiro. Esse tipo [de artista] faria me sentir o pior tipo de se vender."

+++ LEIA MAIS: Acusado de privilégio branco, Tom Morello responde: 'Não sou branco'

Como exemplo, o músico retornou ao passado quando tocava em seu 1ª grupo, o Lock Up:  "Eu estava em uma banda antes do Rage Against The Machine, e essa banda não era política: era uma banda normal com empresários e nós queríamos ser rockstars. Então, nós gravamos um álbum, vendemos o álbum e caímos na estrada com 17 anos. E nunca nos tornamos rockstars. Então, eu só pensava que aquilo tornou a minha alma inválida e que eu nunca mais tocaria nenhuma outra música que eu desacreditasse." 

"Bom para ele [Roger Waters]"

Durante a conversa, Tom Morello foi informado que o baixista e vocalista Roger Waters, ex-integrante do Pink Floyd, perdeu muitos fãs brasileiros por criticar o presidente Jair Bolsonaro durante os shows realizados no Brasil em 2018. Na ocasião, Waters apontou Bolsonaro - até então candidato à eleição presidencial - como neofascista no telão de fundo da apresentação.

"Ah, isso é bom para ele! [Roger Waters]," respondeu Morello em tom de brincadeira - porém, falando sério - sobre o ex-integrante do Pink Floyd perder fãs eleitores de Jair Bolsonaro

The Atlas Underground Fire

Após o álbum The Atlas Underground (2018), Tom Morello acabou de lançar o segundo trabalho solo, The Atlas Underground Fire. As faixas apresentam um elenco de colaboradores de cair o queixo, incluindo Bruce Springsteen, Eddie Vedder, Chris Stapleton, Mike Posner, Damian Marley e a banda Bring Me The Horizon, entre outros nomes. 

Um dos destaques, inclusive, é a versão de Highway To Hell, do AC/DC. "Nossa versão de 'Highway To Hell' é uma homenagem ao AC/DC, mas, com Bruce Springsteen e Eddie Vedder nos vocais essa lendária música é trazida para o futuro. É uma das maiores músicas de rock n’ roll de todos os tempos, e cantada por dois dos maiores cantores de rock n' roll de todos os tempos," escreveu Tom Morello no release oficial. 

 

música notícia ROGER WATERS rage against the machine tom morello

Leia também

A condição de Sandra Bullock para a cena de nudez em A Proposta


Irmãos Menendez: As duas informações importantes que documentário da Netflix não mostra, segundo ator


Irmãos Menendez: Por que segundo julgamento foi tão polêmico?


Irmãos Menendez: Advogado diz que Erik e Lyle devem ser soltos em breve


Charli XCX diz que ela, Chappell Roan e Sabrina Carpenter formam a 'santíssima trindade' do Primavera Sound 2025


Lutador Brasileiro deve fazer estreia no cinema em Onslaught, segundo site