“É realmente o fim. Não vamos voltar a fazer isso”, afirmou o guitarrista
Rolling Stone EUA Publicado em 07/09/2015, às 11h20 - Atualizado em 22/10/2015, às 19h20
Três dias após o Black Sabbath anunciar a turnê The End, a derradeira excursão mundial da lendária banda de heavy metal, o guitarrista Tony Iommi admitiu em nova entrevista que não há possibilidades de retorno da banda aos palcos após está temporada do grupo na estrada. Segundo ele, o rigor exigido nas turnês é o motivo da decisão: “Eu realmente não posso mais fazer isso. Meu corpo não já não aguenta mais”.
Relembre: Black Sabbath mostra poder de fogo diante de 70 mil pessoas em São Paulo.
O músico, que foi diagnosticado com um linfoma em 2012, também explicou que a exaustão causada pelas viagens com a banda pode ter resultado na recorrência da doença. “Não quero ficar me rastejando por aí. Todas as viagens envolvendo o Sabbath exigem muito de mim”, disse Iommi. “É por isso que estamos partindo em uma última turnê e vamos dizer adeus aos palcos. Será realmente o fim”, disse o músico, que foi recentemente hospitalizado por problemas nas costas e precisa monitorar o linfoma com exames de sangue continuos.
Baterista exige perdão de Ozzy Osbourne para voltar a tocar com o Black Sabbath.
“Eu adoro fazer shows mas as viagens e a exaustão necessárias para que eles sejam possíveis acabam comigo. Essas coisas surtem um efeito muito impactante na minha saúde”, explicou o músico. “Nós voamos em primeira classe, nos hospedamos nos melhores hotéis, andamos em limusines, mas há um impacto físico em viajar constantemente”, disse Iommi.
Monsters of Rock 2015: Ozzy Osbourne deixa o público brasileiro de joelhos no Anhembi.
Em vídeo divulgado no YouTube recentemente, a lendária banda de heavy metal revelou que a série de shows começará em 20 de janeiro de 2016, nos Estados Unidos. A agenda, que inclui compromissos até março, contempla apenas América do Norte, Austrália e Oceania. Mas o Brasil, local no qual os veteranos passaram em 2013, ainda pode entrar no radar: mais datas serão confirmadas em outubro deste ano.
Da formação original dos "gigantes" ingleses do rock, a turnê incluirá o vocalista Ozzy Osbourne, o guitarrista Tony Iommi e o baixista Geezer Butler. O baterista Bill Ward segue fora. Ward envolveu-se em discussões públicas com Ozzy nos últimos meses.
O vocalista do Sabbath esteve no país para apresentações solo em abril deste ano, durante o Monsters of Rock em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Ozzy participou em janeiro de 2013 da gravação do primeiro álbum dele com o Sabbath desde 1978, intitulado 13.
Assista ao vídeo do anúncio da turnê do Black Sabbath:
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja