O que Timothée Chalamet e Roger Waters, do Pink Floyd, têm em comum? No geral, nada; mas em Duna, tudo
Redação Publicado em 12/09/2020, às 18h00 - Atualizado em 06/09/2021, às 14h00
Foi um match feito no paraíso das soundtracks: o novo trailer para Duna, nova adaptação de Denis Villeneuve para uma das novelas de sci-fi mais populares de todos os tempos, embalou uma nova versão de “Eclipse,” do Pink Floyd, a última faixa de um dos discos de rock mais populares de todos os tempos, The Dark Side of the Moon.
Enquanto alguns assumiriam que as partes do público amantes ficção científica e rock clássico iriam se sobrepor, os dados de streaming de “Eclipse” depois do lançamento do trailer de Duna sugere que Dark Side of the Moon- já 15x platina nos Estados Unidos e com mais de 45 milhões de cópias vendidas mundialmente - talvez tenha sido descoberto por todo um novo público.
+++ LEIA MAIS: Vídeo compara trailer do novo Duna à odiada versão de 1984, de David Lynch
Depois do trailer de Duna estrear em 9 de setembro de 2020, streams de áudio on-demand de “Eclipse” cresceram 50%, enquanto vendas digitais da música decolaram 1.750%, de acordo com os Rolling Stone Charts.
O aumento da atenção na faixa final do disco também teve efeito residual no resto do álbum, com streams do LP do Pink Floyd crescendo 12% nos últimos dias.
Os dados também mostram que a maioria das pessoas que ouviram o disco não o conheciam. No Spotify - onde os streams de “Eclipse” cresceram 54% no total - a música teve 86% dos ouvintes acessando a música pela primeira vez no dia 9 de setembro.
A maioria dessas, Spotify notou, foi streams de millennials: enquanto Duna e Dark Side são queridinhos dos boomers e Geração X, o disco de 1973 talvez tenha sido banido do status “aquele disco na coleção de todos os pais” dos mais novos.
+++ LISTA: De Pink Floyd a Black Sabbath: Os 15 piores nomes originais de bandas famosas
Somente a escalação do ator Timothée Chalamet ajudou a expor para toda uma faixa demográfica a obra de 400 páginas de Frank Hebert sobre um problema de energia interestelar. Com “Eclipse,” foi algo parecido - entre pessoas com 25 a 29 anos, a faixa viu um crescimento de 75% nos streams; entre 18 e 24, cresceu 65%.
Mesmo assim, Duna não fez The Dark Side of the Moon crescer tanto quanto o eclipse total em 2017: nesse eclipse, o stream de “Eclipse” cresceu 460%.
+++ LEIA MAIS:Os 3 melhores filmes de Timothée Chalamet, muito além de Dune
Com data de estreia marcada para o dia 22 de outubro nos cinemas brasileiros, o aguardado Duna, estrelado por Timothée Chalamet (Paul Atreides) e Zendaya (Chani), só deve chegar à HBO Max em novembro de 2021. O filme estreou oficialmente, porém, na primeira semana de setembro no Festival de Veneza.
Além dos protagonistas citados, Rebecca Ferguson (Jessica Atreides), Jason Momoa (Duncan Idaho), Dave Bautista (Glossu Rabban), Stellan Skarsgård (Vladimir Harkonnen) e Josh Brolin (Gurney Halleck) são outros nomes do grandioso elenco.
+++LEIA MAIS: Duna: filme terá sequência? Diretor Denis Villeneuve responde
+++ BK' lança novo disco e fala sobre conexão com o movimento Vidas Negras Importam: 'A gente sabia que ia explodir'
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja