Chineses apontam que o teaser apresenta algumas incoerências em relação à lenda original de Hua Mulan
Redação Publicado em 12/07/2019, às 08h58
No último domingo, 7, a Disney divulgou o primeiro trailer em live-action do remake de Mulan, que estreia no Brasil no dia 27 de março de 2020.
Em apenas um dia, o vídeo alcançou mais de 175 milhões de visualizações no YouTube, ainda que tenha sido muito criticado pela maioria dos espepectadores chineses.
De acordo com a Variety, o teaser apresenta algumas incoerências em relação à lenda de Hua Mulan, na qual o filme é baseado.
Uma delas é que a protagonista vive em uma casa no estilo Tulou de Fujian, tradicional do povo Hacá e muito comum nas regiões montanhosas do sudeste de Fujian. No entanto, a verdadeira história da guerreira indica que ela tenha nascido na região nortenha da China por volta do Século V.
"A Disney não deveria ser tão descuidada e simplesmente pensar que eles podem fazer Mulan morar em um tulou só porque eles são bonitos. Ela não é de Fujian! Acho que essa Mulan também pega o metrô para ir para o exército?", comentou um usuário do Weibo, uma das redes sociais mais populares do país.
+++ A Pequena Sereia: Halle Bailey interpretará a princesa da Disney em live-action
O teaser também incomodou um doutorando, que explicou: "Este filme está tentando se insinuar para o público do Ocidente. É como se eles tivessem simplesmente reunido qualquer elemento chinês ou Oriental e colocado no filme para fazer todos sentirem que ele é muito chinês."
"Não é sobre os produtores apreciando elementos de uma cultura que é diferente daquela de Hollywood, mas sim usando isso para criar algo apelativo e confortável para os americanos", ele concluiu.
Dirigido por Niki Caro (Terra Fria), o filme é uma adaptação do clássico desenho animado de 1998 e traz Liu Yifei como protagonista. Gong Li (Memórias de uma Gueixa) interpreta a vilã do filme: uma bruxa que não estava na animação original da Disney.
Jet Li (Os Mercenários), Donnie Yen (Rogue One: Uma História Star Wars) e Jason Scott Lee (Dragão: A História de Bruce Lee) também integram o elenco. Assista ao trailer abaixo:
+++ SESSION ROLLING STONE: Cynthia Luz acredita no amor puro com "Não Sou Sem Nós"
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja