- Donald Trump e Elon Musk (Fotos: Getty Images)
ELEIÇÕES NOS EUA

Trump diz que daria a Elon Musk um papel de destaque em sua administração

'Eu certamente faria isso. Ele é um cara brilhante', disse o ex-presidente e candidato a presidência sobre o homem mais rico do mundo

Por Naomi Lachance, da Rolling Stone Publicado em 21/08/2024, às 15h23

Artigo publicado em 20 de agosto de 2024 na Rolling Stone, para ler o original em inglês clique aqui.

O ex-presidente Donald Trump disse que consideraria nomear Elon Musk, a pessoa mais rica do mundo, como assessor ou membro do gabinete em sua administração se for eleito.

"Ele é um cara muito inteligente. Certamente, se ele quisesse, eu certamente aceitaria. Ele é um cara brilhante", disse Trump à I na segunda-feira.

+++LEIA MAIS: Família de Isaac Hayes processa Donald Trump por uso não autorizado de música

Musk postou em seu site, X - anteriormente Twitter - "Estou disposto a servir" com uma imagem gerada por IA dele em um pódio.

I am willing to serve pic.twitter.com/BJhGbcA2e0

— Elon Musk (@elonmusk) August 20, 2024

No mês passado, o CEO da Tesla endossou a candidatura de Trump e disse que está liderando um super PAC chamado America PAC para arrecadar fundos para o candiato. Notícias disseram que ele doaria 45 milhões de dólares por mês para o super PAC, mas Musk negou isso.

+++LEIA MAIS: Jack Black diz que Tenacious D "voltará" após comentário sobre Trump

Trump também sugeriu a ideia de nomear Musk em maio. O Wall Street Journal relatou que os dois conversam várias vezes por mês e discutiram imigração, tecnologia e a Força Espacial dos EUA.

Mais recentemente, Musk entrevistou Trump no X Spaces no início deste mês, embora a transmissão tenha sido atrasada por dificuldades técnicas.

+++LEIA MAIS: Simone Biles alfineta Donald Trump: 'Eu amo meu trabalho negro'

Durante a entrevista, Trump elogiou Musk por demitir trabalhadores que estavam em greve. "Você é o maior cortador", disse o ex-presidente. "Você simplesmente entra e diz: Quer sair? Eles entram em greve, não vou mencionar o nome da empresa, mas eles entram em greve e você diz: Não tem problema, todos vocês estão demitidos... Cada um de vocês está demitido."

Em resposta, o United Auto Workers entrou com acusações trabalhistas federais contra Musk e Trump por tentativa de "intimidar e ameaçar" os trabalhadores.

+++LEIA MAIS: Saída de Biden da corrida eleitoral dos EUA causa pânico em Trump e aliados

A vice-presidente Kamala Harris publicou uma "declaração sobre... seja lá o que for aquilo" após o evento. "Toda a campanha de Trump está a serviço de pessoas como Elon Musk e ele mesmo -- caras ricos e obcecados por si mesmos que venderão a classe média e que não conseguem fazer uma transmissão ao vivo no ano de 2024", escreveu a campanha.

Até dois anos atrás, Trump e Musk trocavam insultos. Em julho de 2022, o dono da Tesla postou no X que "é hora de Trump pendurar o chapéu e velejar rumo ao pôr do sol".

+++LEIA MAIS: Donald Trump diz que Kamala Harris 'será mais fácil de derrotar' que Biden

Mais tarde naquele mesmo dia, Trump postou na rede social Truth Social: "Quando Elon Musk veio à Casa Branca pedindo minha ajuda em todos os seus muitos projetos subsidiados, sejam carros elétricos que não andam o suficiente, carros autônomos que colidem ou naves espaciais que não vão a lugar nenhum, sem os quais os subsídios ele seria inútil, e me dizendo como ele era um grande fã de Trump e republicano, eu poderia ter dito, ajoelhe-se e implore, e ele teria feito isso."

Mas no mês passado, em um comício, Trump falou de Musk carinhosamente: "Eu amo Elon Musk", ele disse.

+++LEIA MAIS: Fotógrafo capturou imagens com bala em direção a Trump

Musk também é CEO da SpaceX, um fabricante de espaçonaves que contrata com o governo. O Pentágono usa um de seus foguetes para enviar satélites ao espaço. Segundo a Reuters, a SpaceX também está construindo uma rede classificada de satélites espiões com uma agência de inteligência dos EUA.

estados unidos Elon Musk donald trump Kamala Harris eeleições

Leia também

Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições


Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral