A iniciativa do estúdio para celebrar o 4 de maio, conhecido como Star Wars day
Redação Publicado em 29/04/2020, às 08h07
Como vários fãs de Star Wars sabem, o dia 4 de maio é conhecido como Star Wars Day, "feriado" para celebrar a franquia criada por George Lucas. Porém, a conta oficial da Disney+, serviço de streaming da empresa americana, causou uma confusão entre alguns fãs nesta terça-feira, dia 28, no Twitter.
A empresa pediu que os seguidores compartilhassem seus momentos favoritos dos filmes da franquia. O problema foi a mensagem que vem em seguida. A Disney avisou aos fãs que, ao compartilhar um tuíte com a #MayThe4th, eles "concordam com o uso da mensagem e do nome da conta em todas as mídias e com nossos termos de uso."
+++LEIA MAIS: Saga completa de Star Wars chega a Amazon Prime Video
Isso gerou um debate sobre a autonomia da empresa em se apropriar dos dados de contas alheias e também pela #MayThe4th, criada espontaneamente por fãs que uniram as falas "May the force be with you" (que a Força esteja com você) com o dia 4 de maio. Veja o tuíte:
Celebrate the Saga! Reply with your favorite #StarWars memory and you may see it somewhere special on #MayThe4th.
— Disney+ (@disneyplus) April 27, 2020
Vários fãs questionaram se era válida a postura da empresa. "Apesar de a Disney ser dona franquia, pode ela usar as hashtags que nós criamos?" Depois de respostas espantadas, a conta da Disney+ tentou explicar a declaração com um tuíte duplo:
By sharing your message with us using #MayThe4th, you agree to our use of the message and your account name in all media and our terms of use here: https://t.co/G0AyToufQ5
— Disney+ (@disneyplus) April 27, 2020
"O aviso legal acima se aplica APENAS às respostas a este tweet usando #MayThe4th e mencionando @DisneyPlus. Essas respostas podem aparecer em algo especial no dia 4 de maio", escreveu a empresa.
A resposta que deveria esclarecer e tranquilizar acabou por enfurecer ainda mais fãs, que acusam a marca de ser arrogante por agir como dona da Hashtag:
#MayThe4th Can you recognize that twitter is not owned by Disney? You bought too many politicians for extended copyright and started to think the world is yours.
— Naoki Kuzumi (@kudzu_naoki) April 28, 2020
" Vocês conseguem reconhecer que o twitter não é de propriedade da Disney? Vocês compraram muitos políticos para ter direitos autorais estendidos e começaram a pensar que o mundo é de vocês."
+++ RUBEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Quiet on Set: Dan Schneider pode prosseguir com processo de difamação; veja
Billy Joel discute 'mistério' da longevidade em entrevista a John Mayer
Condenação de Jussie Smollett por farsa de crime de ódio é anulada
Jonathan Majors e ex-namorada fazem acordo sobre processo de agressão
Pedido de Rebel Wilson para arquivar processo de difamação é negado
Cillian Murphy e esposa evitam fechamento de cinema na Irlanda