Artista fez sucesso com os discos Dread In A Babylon (1975), Natty Rebel (1976), Rasta Ambassador (1977) e Jah Son of Africa (1978)
Felipe Grutter | @felipegrutter (com supervisão de Itaici Brunetti) Publicado em 18/02/2021, às 13h18
U-Roy, artista pioneiro de reggae, dancehall (estilo musical popular jamaicano criado no fim dos anos 1970) e toasting (estilo de canto lírico), morreu aos 78 anos. A informação é do NME.
O artista e MC morreu na noite de quarta, 17, no Hospital Universitário das Índias Ocidentais em Kingston, Jamaica, após passar por cirurgia no início desta semana, relata o The Gleaner.
U-Roy, cujo nome verdadeiro era Ewart Beckford, nasceu em Jones Town, Jamaica em 21 de setembro de 1942. O artista também ficou conhecido pelos nomes de Daddy U-Roy e The Originator, e era conhecido como pioneiro no estilo MC de toast no reggae e dancehall. Também foi figura chave no desenvolvimento popular da música jamaicana na década de 1970.
Depois de ser flagrado fazendo toasting enquanto tocava como DJ em uma festa em 1970, U-Roy gravou os singles "Wake The Town," "Rule The Nation" e "Wear You To The Ball" - todos de grande sucesso comercial na Jamaica.
+++LEIA MAIS: Freddie Mercury: 7 curiosidades que você certamente não sabia sobre o cantor [LISTA]
Entre os álbuns mais amados de U-Roy estavam Dread In A Babylon (1975), Natty Rebel (1976), Rasta Ambassador (1977) e Jah Son of Africa (1978). O cantor lançou mais de 40 álbuns na carreira.
Também lançou o próprio sistema de som, Stur Gav, em 1978, o qual ajudou a lançar carreiras musicais de artistas como Josey Wales, Charlie Chaplin e Ranking Joe. U-Roy foi premiado com a Ordem de Distinção do governo jamaicano em 2007 pela contribuição para a música. O último disco dele foi Talking Roots (2018).
+++LEIA MAIS: Free Britney do início ao fim: entenda o caso que envolve a liberdade da cantora
O cantor deixou um disco gravado, intitulado Gold: The Man Who Invented Rap, produzido em 2019. O lançamento do trabalho, o qual conta com participações de Mick Jones, Santigold, Shaggy, Ziggy Marley e Zak Starkey, está previsto para 2021.
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
+++ HUNGRIA HIP HOP: 'SOU APEGADO EM SORRISOS QUE A MÚSICA PODE LEVAR' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Ed Sheeran completa 30 anos nesta quarta, 17. Com uma vida toda dedicada à música, o britânico tem muitas histórias e curiosidades sobre o lado pessoal e artístico - e para comemorar o aniversário do cantor, listamos algumas delas.
O astro pop começou cantando no coro da Igreja aos 4 anos e aprendeu a tocar violão ainda criança. Na adolescência, começou a compor, e já em 2006, Sheeran concluiu e lançou o primeiro trabalho, Ed Sheeran. No ano seguinte, compartilhou com o público o segundo álbum, Want Some?.
+++LEIA MAIS: As 6 melhores colaborações da carreira de Ed Sheeran [LISTA]
Edward Christopher Sheeran, natural de Halifax, Yorkshire na Inglaterra, mudou-se para Londres aos 16 anos e tocou mais de 300 shows ao vivo em 2009. Dois anos depois, a carreira do cantor começou a decolar a partir dos sucessos "Lego House", "The A Team", e "You Need Me, But I Don't Need You", singles do disco +, de 2011.
Em 2012, Sheeran ganhou dois BRIT Awards, um de Melhor Artista Solo Masculino Britânico e o Revelação Britânica do Ano. Gradualmente, foi construindo uma carreira sólida, com grandes lançamentos ao longo dos anos como "Thinking Out Loud" e "Shape Of You", e discos inesquecíveis como o x e o ÷.
+++LEIA MAIS: Os 10 melhores artistas pop de 2020, segundo site
Desde então, tornou-se um dos principais nomes da música pop com bilhões de visualizações em alguns dos clipes do YouTube. Atualmente, tem mais de 56 milhões de ouvintes mensais no Spotify, sendo o 5º artista mais ouvido da plataforma digital.
Para celebrar o aniversário do icônico Ed Sheeran, listamos 6 curiosidades sobre a vida e carreira do cantor:
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
O músico já fez participações em diversos filmes ou séries. O astro esteve em Yesterday, longa sobre os Beatles, na lendária série de fantasia Game of Thrones - no episódio 1 da sétima temporada, no sétimo episódio da produção original Amazon Prime Video, Modern Love, e muitos outros.
+++LEIA MAIS: Ed Sheeran encerra hiato de 18 meses com novo single; Ouça 'Afterglow'
Além das canções para a própria carreira, Ed Sheeran já compôs muitas faixas para outros cantores e com outros músicos. Com o One Direction, o astro os ajudou a escrever a canção de sucesso "Moments" para o disco de estreia, lançado em novembro de 2011.
O britânico também co-escreveu “Everything Has Changed” com Taylor Swift, “Love Yourself” com Justin Bieber, “Lay It All On Me” com Rudimental, “I Was Made for Loving You” com Tori Kelly, “Say You Love Me” com Jessie Ware e outros sucessos incríveis.
+++LEIA MAIS: Grammy 2021: 6 curiosidades sobre o disco indicado de Harry Styles, Fine Line
Ed Sheeran é um grande compositor e é muito conhecido por escrever canções profundamente trágicas ou sensivelmente esperançosas. O músico, em geral, se inspira em eventos que acontece ao redor. Um grande exemplo é "Small Bump", uma canção escrita sobre amigos próximos ao cantor que perderam um filho.
O britânico se aventurou como tatuador e já fez uma tatuagem de um cadeado em Harry Styles. O músico foi ensinado pelo extraordinário tatuador Kevin Paul e também usou a máquina de Kevin para desenhar no querido amigo Styles.
+++LEIA MAIS: 4 motivos para se apaixonar por Harry Styles [LISTA]
Além da música, Ed considera como um grande talento, a habilidade de colocar muitas coisas na boca ao mesmo tempo. Existem vídeos reais dele no Youtube de quando era mais novo com um monte de coisas diferentes na boca: uma maçã vermelha inteira, 37 ursinhos de goma, 23 marshmallows, etc. Este é definitivamente um talento que deveria ser registrado.
+++LEIA MAIS: 6 músicas para evidenciar a maturidade da carreira solo de Harry Styles [LISTA]
Curiosamente, a série favorita de Ed Sheeran é Um Maluco no Pedaço, dos anos 1990, estrelada por Will Smith. Para mostrar o amor por esta comédia, o músico tatuou a palavra 'Prince' - o nome da série em inglês é The Fresh Prince of Bel-Air - no braço.
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer