- Mark Hamill como Luke Skywalker em Star Wars: Os Últimos Jedi (foto: reprodução/ Lucasfilm)

Ué? Projeção da Força não foi a causa da morte de Luke Skywalker em Star Wars; entenda

A representação do Jedi foi um dos pontos mais controversos da nova trilogia

Redação Publicado em 01/09/2020, às 10h57

Um dos aspectos mais controversos de Star Wars: Os Últimos Jedi (2017) foi o tratamento dado a Luke Skywalker. Depois de estar ausente por todo O Despertar da Força (2015), exceto na última cena, Luke estava pronto para bancar o herói, atacar e derrotar Kylo Ren e a Primeira Ordem.

Em outras palavras, os fãs esperavam uma representação bem similar a trilogia original, já que O Despertar da Força foi visto como um remake de Uma Nova Esperança (1977). Porém, a versão apresentada foi um Luke exilado em um planeta remoto, sem determinação para lutar.

+++LEIA MAIS: Morre Pietro Mário, dublador do Mestre Yoda em Star Wars, aos 81 anos

Eventualmente, entretanto, Luke entrou em ação, mas de uma forma muito incomum. Ele parece ir para onde a Primeira Ordem encurralou os rebeldes. Em vez de estar lá em carne e osso, Luke enviou uma projeção de si mesmo. Assim, ele engana Kylo Ren e dá aos rebeldes a chance de escapar e lutar outro dia.

O que fãs pensavam, porém, é que o esforço extremo do Jedi para projetar a ilusão estando a anos-luz de distância acabou por esgotar a energia vital dele e o fez sumir. De fato, Luke caí no chão após desfazer a imagem dele, mas seria apenas isso o fator responsável por torná-lo um com a Força?

+++LEIA MAIS: A poderosa lição de Yoda para Luke Skywalker em Star Wars completa 40 anos: ‘Tentativa não há’; relembre

Um usuário do Reddit (via Cheatsheet) diz que Luke escolheu desaparecer após cumprir a missão de vida dele: “Na verdade, não concordo com a interpretação de que ele morreu de exaustão. Acho que Luke é retratado como sobrevivendo ao esforço da projeção. A morte é um ato de vontade, um Jedi em paz total escolhendo se tornar um com a Força."

Em outras palavras, a projeção não matou Luke, mas uma vez que seu feito heroico final foi realizado, Luke fez exatamente o que disse que faria, que era ir ao planeta distante para morrer. O diretor Rian Johnson disse que não lamenta a forma como escreveu o arco de Luke.

+++LEIA MAIS: Diretor de Novos Mutantes critica cena vergonhosa de beijo gay em Star Wars: A Ascensão Skywalker

“De uma forma ou de outra, ele escolhe sua morte, mas gosto da ideia de que sua escolha de se tornar um com a Força mostra que ele alcançou o que todo Jedi aspira, mas poucos realmente alcançam”, disse Johnson em uma entrevista.


+++ XAMÃ: MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO, DE NIRVANA A TUPAC 

cinema notícias Star Wars Darth Vader luke skywalker Anakin Skywalker A Ascensão Skywalker leia

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja