- The Umbrella Academy (foto: reprodução/ Netflix)

Umbrella Academy é acusada de ser antissemita em thread detalhada do Twitter

A segunda temporada da série estreou na Netflix no dia 31 de julho

Redação Publicado em 05/08/2020, às 17h34

A segunda temporada de The Umbrella Academy estreou na Netflix no dia 31 de julho. Os novos capítulos, no entanto, trouxeram um debate nas redes sociais após a série ser acusada de ser antissemita em thread detalhada do Twitter. As informações são do site NME.

Na nova parte, a vilã Gestora (Kate Walsh) aparece falando a língua judaica, Iídiche, em algumas cenas. Com isso, fica implícito que a personagem é judia. Por ela ser considerada sedenta por poder, perfis na internet comentaram sobre a série perpetuar uma imagem negativa do povo judeu.

+++LEIA MAIS: Quem é quem em The Umbrella Academy? Quem são os 7 irmãos e quais os superpoderes

O usuário @gabsaporta explicou está promovendo construções antissemitas. "Os judeus foram perseguidos ao longo da história porque as pessoas pensam que são uma organização secreta que causa o fim da humanidade e a dominação global”, explicou o perfil. "Então, quando o programa fez a Gestora falar iídiche, isso significa que ela é judia, porque Goy [pessoas não judias] simplesmente não costumam falar".

hello folks. i’ve been a big fan of gerard way for a long time. i’m also jewish, which i think cannot be said for most people in this circle of twitter. i’ve pointed out the antisemitism in the umbrella academy, but it seems like it needs some clarification. THREAD

— gab (@gabsaporta) August 2, 2020

jews have been persecuted throughout history because people think they are a secret organization bringing about the end of humanity and global domination.

— gab (@gabsaporta) August 2, 2020

A Gestora também falou Iídiche na primeira temporada, o que já havia causado incômodo nos espectadores. O usuário pontuou isso: "Eu poderia ter atribuído isso a más decisões se tivesse sido apenas na primeira temporada. Mas depois que a primeira temporada estreou, o programa foi bastante criticado por sugerir que a Gestora era judia. Fiquei chocado quando eles a fizeram falar iídiche novamente na segunda temporada. Por que eles não aprenderam a lição?".

Outros perfis também reagiram. Veja:

for the villain furthers the narrative that jews are running corrupt organizations and that we are the villains

people make the arguement that since she speaks other languages it isn’t a big deal, but yiddish is a purely jewish language and the use of it implies such

— tova (@tovaaross) August 4, 2020

Tradução: "Na minha opinião pessoal, o uso do ídiche em Umbrella Academy perpetua o antissemitismo. Eu acho que Gerard ou qualquer um dos showrunner quis que fosse assim? Não... Mas se você não é judeu, não decide o que é ou não é antissemita".

Yikes... did anyone else notice #UmbrellaAcademy perpetuating an anti-semitic conspiracy theory? villain speaks Yiddish... lizard people line. oof. I had to stop watching. @netflix @UmbrellaAcad

— Shmaoli (@Shmaoli) August 2, 2020

Tradução: "Caramba... Mais alguém notou a #UmbrellaAcademy
perpetuando
uma teoria da conspiração antissemita?".


Edição em 6 de agosto, 16h40

Em posicionamento oficial, Steve Blackman, criador da série, comentou sobre o debate: "A acusação de antissemitismo em The Umbrella Academy é dolorosa e, mais importante, incorreta. Eu escrevi esses episódios, criei a personagem e sou judeu. Embora entenda que o público às vezes receba as coisas de uma maneira diferente da que os criadores pretendem, a Handler não foi criada como uma personagem antissemita".

Ele continuou: "Ela fala todos os idiomas, incluindo sueco, mandarim, iídiche e inglês, como vimos nesta temporada, e a Comissão não é uma organização maligna; eles não controlam finanças, governos ou imprensa. A única coisa que eles controlam - e, mais importante, protegem - é a linha do tempo fictícia do universo de Umbrella Academy".


+++RAP, FUNK E PAGODE NA ENTREVISTA COM OROCHI: 'SOU ESSA MISTURA LOUCA' 


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS

netflix antissemita temporada Séries segunda hq the umbrella academy preconceito producao gestora

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições