Após tratamento de câncer, Val Kilmer precisou fazer traqueostomia, responsável por fazê-lo perder a capacidade de falar com clareza
Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 23/08/2021, às 09h51 - Atualizado às 11h59
Val Kilmer falou pela primeira vez em quatro anos com ajuda de inteligência artificial, segundo informações do Olhar Digital. Em 2017, o astro lutou contra um câncer e tratou a doença com quimioterapia, radioterapia e traqueostomia, responsável por fazer o ator de Batman Eternamente (1995) perder a capacidade de falar com clareza.
Porém, um aparelho com algoritmo de inteligência artificial (IA) foi programado para imitar a voz de Kilmer. No projeto, o ator trabalhou com Sonantic, empresa desenvolvedora de IA, com intuito de sincronizar o programa a gravações antigas da voz do artista - para conseguir sintetizar a nova fala.
+++LEIA MAIS: Val Kilmer revela por que deixou de ser o Batman: ‘O Batman não existe’
Como Olhar Digital apontou, mesmo a voz do ator estando um pouco áspera, a voz robótica se aproxima bastante com a de Val Kilmer. Aos 61 anos, o artista produziu o documentário Val, responsável por mostrar os 40 anos de carreira dele na atuação. A produção está disponível no Amazon Prime Video.
"Fui atingido por um câncer na garganta. Após receber tratamento, minha voz, como eu a conhecia, foi tirada de mim," afirmou o astro em vídeo promocional sobre o filme autobiográfico, que estreou em julho de 2020 em alguns cinemas dos Estados Unidos. Assista ao trailer abaixo:
+++LEIA MAIS: Após tratamento de câncer, Val Kilmer volta a atuar e estará ao lado da filha em filme
Nascido no dia 31 de dezembro de 1959 em Los Angeles, Califórnia, Val Edward Kilmer começou a carreira na atuação nos teatros. Começou a ganhar notoriedade em Hollywood nos anos 1980, quando estrelou os filmes de comédia Top Secret! - Superconfidencial (1984) e Academia de Gênios (1985).
Porém, ganhou destaque da crítica nos anos 1990, quando fez atuações em diversos sucessos de bilheteria, como The Doors - O Filme (1991), Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993), Batman Eternamente, Fogo contra Fogo (1995), A Sombra e a Escuridão (1996), O Santo (1997) e O Príncipe do Egito (1998).
+++LEIA MAIS: Leonardo DiCaprio ainda se arrepende de dizer 'não' para filme dos anos 1990
Em 2020, lançou o primeiro livro de memórias, intitulado I'm Your Huckleberry: A Memoir, no qual fala sobre a luta contra o câncer e relacionamentos com atrizes famosas.
Driving through LA I saw myself floating above the city. This is such a wonderful celebration. I’m so proud of this film and hope you’ll allow me to share some of the most intimate, outstanding, and raw moments of my life. It’s in theaters today. pic.twitter.com/vPYbcKvP7f
— Val Kilmer (@valkilmer) July 23, 2021
+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!
Sammy Hagar quer paz com Alex Van Halen: 'Não vou levar isso para o túmulo'
Toto promete 'todos os hits' em apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro
Lenny Kravitz faz show com ar de festival e embala o público com hits em SP
Javier Bardem diz que não queria conhecer irmãos Menendez e 'falar com assassinos'
Modelo processa Kanye West por agressão sexual e estrangulamento
Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'