Músico morreu aos 88 anos na madrugada desta segunda-feira, 17
Redação Publicado em 17/07/2023, às 15h46
João Donato, que morreu hoje (17) aos 88 anos, será velado nesta terça-feira, 18, das 11h às 15h no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O músico será cremado no Memorial do Carmo em uma cerimônia restrita aos amigos e família.
Donato foi internado na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, na semana retrasada, e estava intubado devido a uma infecção pulmonar. Faleceu em decorrência de diversos problemas de saúde.
João Donato era pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor. Com 74 anos de carreira, ficou conhecido pela sua importância na MPB e na bossa nova.
Nascido no Acre, em 1934, o artista começou a fazer música no final dos anos 1940, quando se mudou com a família para o Rio de Janeiro. Em 1956 lançou seu primeiro álbum instrumental: Chá Dançante. Na bossa nova, colaborou com Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
Durante a década de 1960, mudou-se para os Estados Unidos e teve contato com a música latina e caribenha. O álbum produzido no país, A Bad Donato, tornou-se um dos mais famosos do compositor.
Quando voltou ao Brasil, já em 1972, as canções de Donato passaram a ganhar letras. No disco de 1973, Quem É Quem, "Ahie" teve a letra escrita por Paulo César Pinheiro. Com isso, sobretudo cantoras começaram a fazer regravações. Nana Caymmi gravou "Ahie", enquanto Gal Costa gravou "The Frog", por exemplo.
Em 2010, João Donato ganhou o Grammy Latino por melhor álbum de jazz latino. Em 2016, a Rolling Stone Brasil elegeu o disco Donato Elétrico como o 11º melhor álbum brasileiro do ano.
Serotonina foi o último álbum lançado pelo músico, em 2022.
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições
Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral