De acordo com a banda, a organização usou a famosa imagem da banana do disco The Velvet Underground & Nico sem permissão
Matthew Perpetua Publicado em 12/01/2012, às 11h45 - Atualizado às 13h08
O Velvet Underground entrou com um processo, em uma corte federal de Manhattan, contra a Fundação Andy Warhol para as Artes Visuais. A acão é por causa da icônica imagem da banana que estampa a capa do disco de estreia da banda, The Velvet Underground & Nico (1967). A informação é do site do jornal New York Post.
Os líderes do grupo, Lou Reed e John Cale, afirmam que a fundação licenciou ilegalmente a imagem para usá-la em vários produtos, incluindo pastas para iPad. Segundo o documento emitido pelos músicos, Cale e Reed acusam a organização de tentar “enganar o público” e fazê-lo acreditar que a banda deu seu “patrocínio ou apoio” a essa mercadoria.
A banda está exigindo “danos não específicos” por violação de marca registrada e competição desleal. "Da forma como a Fundação Warhol tem uma quantidade tão grande de designs de Andy Warhol, todos eles presumivelmente trabalhos únicos que têm alto valor no mercado, parece a nós que não há uma necessidade econômica de incluir o design da banana entre aqueles que estão licenciando”, diz o documento judicial.
Warhol trabalhou como manager e produtor da banda, tendo criado o logo – que inclui a frase "peel slowly and see" (descasque devagar e veja) – a partir de uma imagem de uma banana que havia caído em domínio público. Warhol recebeu pelo trabalho parte do dinheiro adiantado que a gravadora tinha dado à banda, mas nunca registrou a imagem.
O Velvet Underground nunca se opôs ao licenciamento da figura da capa do disco anteriormente. Em 2001, o grupo licenciou o uso dela para uma propaganda da vodca Absolut em que a base da banana foi alterada para que ela parecesse uma garrafa da campanha "Absolut Underground".
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja