A cantora Adele foi a mais bem-sucedida em 2011, com mais de 1,8 milhão de downloads vendidos
Matthew Perpetua Publicado em 07/01/2012, às 12h48
As vendas de música pela internet representaram 50,3% do mercado mundial em 2011, fazendo com que, pela primeira vez, o formato digital superasse o físico em número de vendas. De acordo com dados publicados pelo Nielsen SoundScan, as vendas digitais subiram 8,4% desde 2010, enquanto as vendas físicas diminuíram em 5%.
Adele, a artista mais vendida em 2011, foi também a artista digital de maior sucesso, com o seu álbum 21 rendendo 1,8 milhão de cópias vendidas pela internet e com os singles "Rolling in the Deep" e "Someone Like You" obtendo 5,8 milhões e 3,75 milhões de downloads, respectivamente.
Outros artistas que venderam muito no formato digital são Lady Gaga (cujo disco Born This Way conseguiu um aumento considerável nas vendas devido a um grande desconto no site Amazon, em sua semana de lançamento); Mumford & Sons; Watch the Throne, de Jay-Z e Kanye West; Lil Wayne e Coldplay.
Numa escala maior, os consumidores de música digital favorecem gêneros como o do rock e da música alternativa, com o rock totlaizando 38,6 milhões em vendas digitais; trabalhos classificados como alternativos - uma designação meio vaga - contabilizaram 24,6 milhões de álbuns digitais. R&B foi o terceiro gênero mais popular, seguido por rap, metal e country. Sem surpresas, o pop representa a maior parte das vendas digitais, com 24% do total de mercado, seguido pelo rock com 22,9% e R&B/hip-hop com 20,6%.
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições