- John Lennon (Foto: AP)

A vez que John Lennon escreveu e gravou ‘Instant Karma!’ - tudo no mesmo dia

A faixa creditada a Lennon/Plastic Ono Band foi criada em 26 de janeiro de 1970

Camilla Millan I @camillamillan Publicado em 26/01/2021, às 13h41

John Lennon deu uma prévia do futuro longe dos Beatles em janeiro de 1970, quando compôs “Instant Karma! (We All Shine On)”. Em apenas um dia, o cantor escreveu e gravou a música, que representaria a habilidade de composição individual de Lennon.

+++LEIA MAIS: Por que John Lennon retornou medalha de honra para rainha da Inglaterra anos depois de recebê-la?

Na manhã do dia 26 de janeiro de 1970 (ou 27, dependendo da fonte), John Lennon se sentou ao piano e, usando acordes rudimentares, começou a tocar "Instant Karma! (We All Shine On)".

A epifania do músico aconteceu após ele e Yoko Ono voltarem de uma viagem de quase um mês à Dinamarca - período no qual o conceito de karma foi muito discutido por eles. Em cerca de uma hora ele terminou a música, que serve tanto de conselho quanto de aviso: "É melhor você ficar alerta, querida / Junte-se à raça humana".

+++LEIA MAIS: James Taylor diz que encontrou assassino de John Lennon um dia antes de sua morte

Por medo de esquecer a composição, Lennon tocou diversas vezes em casa, e resolveu gravá-la no mesmo dia. Em entrevista à Rolling Stone EUA em 1970, o músico disse: “Fui ao escritório e cantei várias vezes. Então eu disse: 'Caramba! Vamos lá', e reservamos o estúdio'”.

No período da tarde, o cantor já estava no icônico estúdio Abbey Road acompanhado por George Harrison, o tecladista Billy Preston, o baixista Klaus Voormann e Alan White (que se tornaria baterista do Yes). Após alguns ensaios, outro colaborador se juntou à gravação, como explicou Voormann à Rolling Stone EUA:

+++LEIA MAIS: John Lennon ganha selo comemorativo nos Correios de São Paulo; veja como conseguir

“Chegou esse cara baixinho, andando de um lado para o outro, era Phil Spector [produtor que trabalhou no disco Let It Be],” disse o baixista. O produtor e amigo de Lennon se juntou à ideia de terminar a gravação em um dia - e assim aconteceu. 

A forma que Lennon trabalhou em "Instant Karma!" serviu como uma prévia para a vida do músico afastado dos Beatles: com simplicidade e muito talento. Segundo Voormann, “havia uma simplicidade na forma com que ele fez a música, que não seria possível com os Beatles. Ele se sentiu mais livre que antes, e sempre teve vontade de externalizar as coisas o mais rápido possível. Ele achava que as vezes perdia esse sentimento.”

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ PÉRICLES | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

música notícia Paul McCartney Ringo Starr Beatles John Lennon gravação composição um dia instant karma!

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições