A banda se apresentou durante 45 minutos em uma loja de discos; esperavam 50 pessoas, apareceram várias centenas
Redação Publicado em 17/07/2020, às 11h34
Uma semana antes do lançamento oficial de Nevermind (24 de setembro de 1991), Nirvana fez uma pré-venda do disco de estreia numa loja de discos, Beehive Records, em Seattle. A banda ainda não era famosa, então ninguém esperava que mais de 50 pessoas aparecessam para assistir ao show, como explica a transcrição da biografia Heavier Than Heaven feita pela Boing Boing.
Os organizadores da loja, porém, ficaram surpresos quando, às duas da tarde, mais de 200 pessoas formavam fila do lado de fora do local - e o show não aconteceria até as 19h. Mais e mais pessoas lotavam a loja, achando lugar entre as prateleiras de disco, e os donos precisaram ampliar o espaço para o meio do shopping; as pessoas assistiram através das vitrines.
“Kurt [Cobain] ficou umpressionado como tudo havia crescido,” diz a biografia. “Olhando para a plateia, viu metade da cena musical de Seatlle e dúzias de amigos. Foi particularmente estressante para ele ver duas das ex-namoradas - Toby e Tracy - ali, dançando. Até os íntimos, agora, eram parte de uma audiência que ele precisava servir. A loja vendia as primeiras cópias de Nevermind para o público sortudo, mas logo esgotaram. ‘As pessoas arrancavam posteres da parede,’ lembrou o gerente da loja Jamie Brown, ‘só para ter um pedaço de papel pro Kurt assinar.’ Kurt não acreditava.”
O trio percebeu que eram observados em tudo que faziam durante o dia: enquanto comiam, bebiam, e até na pausa do cigarro, quando duas pessoas que estudaram com Kurt se aproximaram para pedirem autógrafos no single “Sliver”. Ele assinou como “Kurdt”.
+++ LEIA MAIS: YouTuber cria música fake do Nirvana com inteligência artificial; ouça Smother
Para Kurt, aquele dia foi quando notou ser famoso. “Ao invés de confortá-lo, perceber isso despertou uma espécie de pânico. Mesmo sempre querendo ser famoso - e quando estava na escola em Monte, prometeu que seria - a realização dos sonhos o deixou muito nervoso. Krist [Novoselic] lembraria desse show - em uma loja, uma semana antes do lançamento oficial do disco - como o momento de virada para Kurt: ‘Tudo começou a mudar depois daquilo. Não éramos a mesma banda. Kurt, ele se retirou. Existia muita coisa pessoal ali. Ficou complicado. Era mais do que pedimos.’”
Nirvana, naquele dia, tocou cerca de 45 minutos, sem nem subir num palco. Quando tocaram “Smells Like Teen Spirit”, maior hit da banda, todo mundo começou a dançar e bater cabeça - igualzinho ao clipe oficial. Assista à performance:
+++ 15 HISTÓRIAS INACREDITÁVEIS (E REAIS) DE OZZY OSBOURNE
Sammy Hagar quer paz com Alex Van Halen: 'Não vou levar isso para o túmulo'
Toto promete 'todos os hits' em apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro
Lenny Kravitz faz show com ar de festival e embala o público com hits em SP
Javier Bardem diz que não queria conhecer irmãos Menendez e 'falar com assassinos'
Modelo processa Kanye West por agressão sexual e estrangulamento
Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'