Em procedimentos de remoção de tumor de cérebro, os pacientes podem ficar acordados e tocar instrumentos para não perder as habilidades
Redação Publicado em 19/02/2020, às 19h24
Uma violinista tocou o instrumento durante uma cirurgia para a remoção de um tumor de cérebro de modo a não perder as habilidades. Dagmar Turner, de 53 anos, toca violino há 40 anos e é integrante de uma orquestra sinfônica na Inglaterra.
Durante o procedimento no King's College Hospital, em Londres, ela reproduziu músicas dos compositores Gustav Mahler e George Gershwin, segundo o The Guardian. No Brasil, um caso parecido aconteceu, mas o paciente optou por tocar e cantar Beatles.
+++LEIA MAIS: Mãe ‘revê’ filha morta há 4 anos com ajuda de realidade virtual; assista
O tumor de Dagmar Turner estava situado próximo à área do cérebro responsável por controlar a mão esquerda, por isso era uma cirurgia tão delicada e ela poderia perder os movimentos.
Assim, com a musicista tocando, é possível preservar a capacidade de tocar o instrumento, porque fica claro para o cérebro quais áreas do órgão estavam funcionando e não poderiam sofrer intervenções.
+++LEIA MAIS: Dor constante e 6 meses de agonia: Ozzy Osbourne relembra internação após queda
Assista ao vídeo do procedimento:
No final do procedimento, a equipe de Keyoumars Ashkan conseguiu remover 90% do tumor de Turner sem danificar as funções motoras.
Embora seja uma cirurgia peculiar, não é incomum. Em 2015, em Tubarão, Santa Catarina, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, médicos fizeram um procedimento semelhante com Anthony Kulkamp Dias, de 33 anos, segundo o Jornal NH.
O paciente estava acordado e cantou e tocou violão para não perder as habilidades. Neste caso, o músico optou pelas canções "Yesterday", dos Beatles, uma composição alemã, "Bem Maior", do Roupa Nova e "Telefone Mudo", do Trio Parada Dura. Assista ao vídeo aqui.
+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja