Pink e Katy Perry fizeram as grandes apresentações da noite; veja a lista completa de vencedores
Redação Publicado em 28/08/2017, às 01h11 - Atualizado às 01h51
A cerimônia do Video Music Awards 2017 deste ano se inspirou no Grammy e resolveu priorizar performances a entregas de prêmios. A premiação, criada em 1984 pela MTV, é uma das maiores do mundo da música e é conhecida por registrar performances inesquecíveis e discursos polêmicos. Neste ano, a anfitriã foi Katy Perry e a premiação aconteceu na cidade norte-americana de Inglewood, na Califórnia neste domingo, 27.
Dois dos principais nomes da noite foram os primeiros a subir ao palco para mostrar suas criações: Kendrick Lamar, com “DNA.” e “HUMBLE.”, que fazem parte do recém-lançado e aclamado DAMN.; e Ed Sheeran, que tocou o hit “Shape of You” antes de receber Lil Uzi Vert para que os dois cantassem o bem-sucedido single do rapper, “XO TOUR Llif3”. O que há de comum entre essas duas apresentações? Um cenário em chamas.
O primeiro prêmio da noite veio acompanhado por um comentário político de Paris Jackson, que aproveitou a entrega da estatueta de Melhor Clipe Pop ao Fifth Harmony – pelo vídeo de “Down”, parceria com Gucci Mane – para dar uma resposta aos neonazistas e supremacistas brancos que marcharam em Charlottesville, nos Estados Unidos: “Não temos espaço para a violência, o ódio e a discriminação deles. Nós devemos resistir!”
O ritmo frenético de apresentações vistosas e chamativas continuou com Julia Michaels, que mostrou “Issues”, e Shawn Mendes, com “There’s Nothing Holdin’ Me Back”. Lorde subiu ao palco para fazer uma dança conceitual ao som de “Homemade Dynamite”, já que estava com uma gripe terrível e impossibilitada de cantar. O público se mostrou confuso com a performance.
A primeira vez que Jared Leto, frontman do Thirty Seconds to Mars, teve destaque na apresentação foi para oferecer uma importante mensagem e um tributo emocionante a Chris Cornell, do Soundgarden, e Chester Bennington, do Linkin Park, que se suicidaram recentemente. Em seguida, foi exibida a a última apresentação do Linkin Park no VMA, de 2010, quando a banda tocou “The Catalyst”.
A noite escalou com pontos altos graças à renovada Miley Cyrus, que ofereceu uma apresentação refrescante de “Younger Now”, faixa-título do próximo disco da cantora, que promete ser uma verdadeira volta às raízes dela no soft rock. O trabalho sai em 29 de setembro.
Kendrick Lamar ainda levou a estatueta de Melhor Clipe de Hip-Hop, antes de Pink subir ao palco com um delicioso medley dos maiores sucessos da carreira dela – "Get The Party Started", "Raise Your Glass", "So What", "Just Give Me a Reason", "Perfect", "What About Us", "Don't Let Me Get Me", "Blow Me (One Last Kiss)" – e um palco com várias referências aos clipes dela, um prato cheio para qualquer fã da cantora.
Logo após a apresentação, Ellen DeGeneres entregou a maior honraria da noite à Pink, o prêmio Michael Jackson Video Vanguard. A cantora aproveitou o discurso para contar uma história sobre a filha e mandar uma mensagem importante sobre ser como você quer ser, independente de rótulos de gênero.
A Eleven de Stranger Things, a atriz Millie Bobby Brown, ficou encarregada de apresentar um dos mais aguardados prêmios da noite, o de Artista do Ano. O vencedor foi Ed Sheeran, mencionado como “o favorito” da atriz.
O grande prêmio da noite, de Vídeo do Ano, foi entregue por ninguém menos que Gal Gadot, que atualmente encarna a Mulher-Maravilha. Quem levou a estatueta para casa foi Kendrick Lamar, pelo clipe de “HUMBLE.”, o primeiro single de de DAMN..
O encerramento da noite ficou nas mãos da apresentadora Katy Perry, que deixou as formalidades de anfitriã de lado para cantar “Swish Swish” ao lado de de Nicki Minaj.
A noite ainda contou com o prêmio de Melhor Clipe de Música Eletrônica sendo entregue para Alessia Cara, por “Stay”, parceria dela com Zedd; Taylor Swift e Zayn foram escolhidos como a Melhor Colaboração (“I Don’t Wanna Live Forever”); e o status de Melhor Artista Revelação foi para Khalid.
Entre as outras apresentações tivemos a do Fifth Harmony com um medley de “Angel” e “Down”, com participação de Gucci Mane; Demi Lovato mostrando o recém-lançado single “Sorry Not Sorry”; KYLE cantando “iSpy”, originalmente uma colaboração com Lil Yachty; Alessia Cara emocionando com a intimista “Scars To Your Beautiful”; Logic, Alessia Cara e Khalid com “1-800-273-8255”; Thirty Seconds to Mars com a primeira música em quatro anos, “Walk On Water”; e, diretamente de Las Vegas, Rod Stewart e DNCE fazendo juntos uma versão de “Da Ya Think I'm Sexy?”
VMA 2017: lista completa de vencedores nas categorias “artísticas” (sem a parte técnica)
VÍDEO DO ANO
Kendrick Lamar – “HUMBLE.”
Bruno Mars – “24K Magic”
Alessia Cara – "Scars To Your Beautiful"
DJ Khaled ft. Rihanna e Bryson Tiller – "Wild Thoughts"
The Weeknd – "Reminder"
ARTISTA DO ANO
Bruno Mars
Kendrick Lamar
Ed Sheeran
Ariana Grande
The Weeknd
Lorde
MELHOR COLABORAÇÃO
Charlie Puth ft. Selena Gomez – “We Don’t Talk Anymore”
DJ Khaled ft. Rihanna & Bryson Tiller – “Wild Thoughts”
D.R.A.M. ft. Lil Yachty – “Broccoli”
The Chainsmokers ft. Halsey – “Closer”
Calvin Harris ft. Pharrell Williams, Katy Perry & Big Sean – “Feels”
Zayn & Taylor Swift – “I Don’t Wanna Live Forever (Fifty Shades Darker)”
MELHOR CLIPE DE HIP HOP
Kendrick Lamar – “HUMBLE.”
Big Sean – “Bounce Back”
Chance the Rapper – “Same Drugs”
D.R.A.M. ft. Lil Yachty – “Broccoli”
Migos ft. Lil Uzi Vert – “Bad & Boujee”
DJ Khaled ft. Justin Bieber, Quavo, Chance the Rapper & Lil Wayne – “I’m The One”
MELHOR CLIPE POP
Shawn Mendes – “Treat You Better”
Ed Sheeran – “Shape Of You”
Harry Styles – “Sign Of The Times”
Fifth Harmony ft. Gucci Mane – “Down”
Katy Perry ft. Skip Marley – “Chained To The Rhythm”
Miley Cyrus – “Malibu”
MELHOR CLIPE DE ROCK
Coldplay – “A Head Full Of Dreams”
Fall Out Boy – “Young And Menace”
Twenty One Pilots – “Heavydirtysoul”
Green Day – “Bang Bang”
Foo Fighters – “Run”
MELHOR CLIPE DE MÚSICA ELETRÔNICA
Zedd and Alessia Cara – “Stay”
Kygo x Selena Gomez – “It Ain’t Me”
Calvin Harris – “My Way”
Major Lazer ft. Justin Bieber and MØ – “Cold Water”
Afrojack ft. Ty Dolla $ign – “Gone”
MELHOR VÍDEO EM FORMATO LONGO
Kendrick Lamar – “HUMBLE.” (Diretor: Scott Cunningham)
Imagine Dragons – “Thunder” (Diretor: Matthew Wise)
Ed Sheeran – “Castle On The Hill” (Diretor: Steve Annis)
DJ Shadow ft. Run The Jewels – “Nobody Speak” (Diretor: David Proctor)
Halsey – “Now Or Never” (Diretor: Kristof Brandl)
MELHOR VÍDEO DE LUTA CONTRA O SISTEMA
Logic ft. Damian Lemar Hudson – “Black SpiderMan”
The Hamilton Mixtape – “Immigrants (We Get the Job Done)”
Big Sean – “Light”
Alessia Cara – “Scars To Your Beautiful”
Taboo ft. Shailene Woodley – “Stand Up / Stand N Rock #NoDAPL”
John Legend – “Surefire”
MELHOR ARTISTA REVELAÇÃO
Khalid
Kodak Black
SZA
Young M.A
Julia Michaels
Noah Cyrus
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja