A ex-vocalista do Crystal Castles, Alice Glass - Scott Eisen/AP

Vocalista anuncia saída e Crystal Castles chega ao fim

Duo eletrônico de Toronto lançou três discos desde 2008

Rolling Stone EUA Publicado em 08/10/2014, às 15h13 - Atualizado às 16h18

A cantora Alice Glass está colocando um ponto final no duo eletrônico de Toronto Crystal Castles, uma parceria entre ela e o produtor e instrumentista Ethan Kath. Alice revelou a notícia na página dela no Facebook, acrescentando que a saída define “o fim da banda”.

Lembre como foi a apresentação do Crystal Castles no Lollapalooza Brasil 2013.

“Estou saindo do Crystal Castles”, ela escreveu. “Minha arte e minha forma de expressão, de todas as maneiras, sempre tiveram compromisso com a sinceridade, honestidade e empatia com o outro. Por diversas razões – profissionais e pessoais – não acredito que isso ainda seja possível com o CC. Ainda que este seja o fim da banda, espero que os fãs me apoiem como artista solo da mesma forma que fizeram com o Crystal Castles.”

Publicação by Alice Glass.

O duo começou como um projeto solo de Kath em 2003, mas o produtor recrutou Alice – então com 15 anos de idade e cantora do grupo punk feminino Fetus Fatale –, para adicionar os vocais. Alice cantou cinco músicas em uma simples passagem de som e um engenheiro gravou os vocais secretamente. Kath subiu o material na internet sob o nome de Crystal Castles, uma referência ao desenho animado He-Man e os Mestres do Universo.

Depois de divulgar várias demos, a banda lançou, em 2008, o primeiro e homônimo disco de estúdio, chamando atenção da crítica com uma mistura única de batidas excêntricas, sintetizadores pop e ruídos eletrônicos brutais. Em 2010, o grupo lançou um segundo álbum, com produção de veteranos como Paul Epworth e Jacknife Lee. Uma cover memorável do clássico da new wave “Not in Love” (de Platinum Blonde, 1983) – com Robert Smith (The Cure) nos vocais – foi lançada como single. O último disco do grupo, produzido por Kath, saiu em 2012.

As 15 coisas que fizeram com que Skrillex mudasse o mundo da música.

O duo também ganhou notoriedade pelas caóticas apresentações ao vivo, que ocasionalmente acabavam em pulos na plateia e destruição de instrumentos. Durante a carreira, a dupla abriu para bandas maiores, como o Blur, Depeche Mode e Nine Inch Nails. O Crystal Castles se manteve relativamente quieto após o lançamento do último disco, em novembro de 2012, e da turnê correspondente. A maioria da divulgação que eles fizeram do álbum foi por e-mail, com o duo sendo bem seletivo em entrevista.

música depeche mode Blonde Robert Smith canadá fim the cure eletrônica new wave he-man blur termina separa Paul Epworth toronto sintetizadores jacknife lee Alice Glass not in love ethan kath nine ninch nails caótico crystal castles

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer