Adam Darski, conhecido como Nergal, pode ser punido com dois anos de prisão
redação Publicado em 30/10/2012, às 16h54 - Atualizado às 20h04
O polonês Adam Darski, que quando está no palco assume a persona de Nergal, líder da banda de death metal Behemoth, pode passar os dois próximos anos preso caso seja condenado por ter rasgado um exemplar da Bíblia no palco, em 2007. As informações são da agência de notícias Reuters.
Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!
Na ocasião, Nergal (nome oriundo de uma divindade que representava a morte para os mesopotâmios) chamou a Bíblia de mentirosa e disse que a Igreja Católica Romana era uma “seita criminosa”.
Apesar de o músico alegar que sua intenção nunca foi ofender ninguém diretamente, ele será levado ao Tribunal de Primeira Instância por ofender os sentimentos religiosos – a Polônia, segundo o artigo, é um dos mais católicos países da Europa e, claro, local de nascimento do Papa João Paulo II.
Caso Darski seja condenado, sua sentença será de no máximo dois anos de prisão. O advogado do músico, Jacek Potulski, questiona o sistema judiciário do país por aceitar esse tipo de acusação. “[A decisão] é negativa e restringe a liberdade de expressão” disse. “Ainda estamos argumentando que a arte permite declarações mais críticas e radicais.”
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições