O casal Jada Pinkett Smith e Will Smith em evento nos Estados Unidos, em janeiro de 2016 - Rex Features/AP

Will Smith anuncia boicote ao Oscar 2016

Ator disse que não irá à cerimônia depois de a esposa dele, Jada Pinkett Smith, publicar vídeo criticando a premiação

Rolling Stone EUA Publicado em 21/01/2016, às 16h05 - Atualizado às 16h20

Jada Pinkett Smith e Spike Lee estão entre os primeiros a anunciar que não iriam à cerimônia do Oscar 2016 depois de apenas atores brancos terem sido indicados pelo segundo ano consecutivo. Will Smith estava fora do país quando sua esposa postou o vídeo com o boicote no Facebook, mas ele diz que ficou “abalado” pelas palavras dela.

Os dez comportamentos mais irritantes de astros do cinema; Will Smith está na lista.

“Há uma posição que nós temos nessa comunidade e, se não somos parte da solução, somos parte do problema”, disse Smith. “Foi o chamado dela para agir, para ela, para mim e para nossa família ser parte da solução.”

O papel de Smith em Um Homem Entre Gigantes é um dos apontados pelos como “esquecidos” pelo Oscar, ao lado de Michael B. Jordan (Creed: Nascido para Lutar) e Idris Elba (Beasts of No Nation). Mas Smith disse que a “exclusão” dele não foi a razão mais sólida por trás da decisão do boicote pela esposa, afirmando que Pinkett Smith faria o mesmo vídeo caso ele fosse o único negro a receber uma indicação.

Em novembro, Will Smith disse que pode ingressar na política em um “futuro próximo.”

“Os indicados refletem a Academia”, disse Smith. “A Academia reflete a indústria [Hollywood] e então a indústria reflete os Estados Unidos. Há um deslize regressivo em direção ao separatismo, à desarmonia racial e religiosa e esta não é a Hollywood que eu pretendo deixar para trás. Estamos todos nisso juntos. Temos que perceber e temos que consertar isso.”

O boicote de Smith ao Oscar não será o primeiro dele em uma premiação. Em 1989, ele se juntou a DJ Jazzy Jeff, LL Cool J e Salt-n-Pepa ao declinar ir ao Grammy depois de ser anunciado que a primeira Melhor Performance de Rap não seria televisionada. Smith e Jazzy Jeff acabaram ganhando o prêmio por “Parents Just Don't Understand”.

Veja os vídeos de Will Smith e Jada Pinkett Smith, respectivamente, abaixo.

We must stand in our power!

We must stand in our power.

Posted by Jada Pinkett Smith on Monday, 18 January 2016
Rap oscar cinema racismo grammy premiação idris elba cerimônia will smith Jada Pinkett Smith spike lee creed DJ Jazzy Jeff oscar 2016 um homem entre gigantes ll cool pinket beasts of no nation salt-n-pepa concusion nascido para lutar

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer