Premiado ator, diretor e roteirista já realizou mais de 50 filmes e continua na ativa
Da redação Publicado em 01/12/2010, às 18h45
Três quartos de década e muitas esquisitices, neuroses, manias, filmes premiados e retratos de Nova York. No dia 1º de dezembro de 1935, nascia - no Brooklyn, em Nova York, claro - Woody Allen, um dos diretores de cinema norte-americanos mais queridos do público e da crítica.
Cineasta, comediante, músico amante do jazz, ator, dramaturgo e roteirista, Allan Stewart Konigsberg tem mais de 50 filmes no currículo - ele realiza praticamente um longa por ano. Seu primeiro trabalho para o cinema foi O Que É Que Há, Gatinha?, de 1965, no qual atuou e escreveu. Só foi estrear como diretor no ano seguinte, com O Que Há, Tigresa?, no qual redublou um filme de ação japonês transformando a trama em uma história a respeito de uma receita culinária secreta.
A partir daí, seja como diretor, escritor ou ator (ou nas três funções ao mesmo tempo), levou às telonas, ao longo das décadas seguintes, diversas outras obras, sendo que a maioria delas foi elogiada pela crítica e se tornou sucesso de bilheteria - embora suas produções mais recentes não estejam sendo tão bem recebidas como costumavam ser. Na lista de sucessos figuram Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo e Tinha Medo de Perguntar (1972), Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), A Rosa Púrpura do Cairo (1985), Hannah e Suas Irmãs (1986), Tiros na Broadway (1994), Desconstruindo Harry (1997), Dirigindo no Escuro (2002) e Vicky Cristina Barcelona (2008), entre outros.
Um característica marcante de sua carreira é a escolha de "musas", que são trocadas de tempos em tempos, e que ele presenteia com grandes e complexos papeis femininos. Diane Keaton, Mia Farrow (com quem teve um longo relacionamento) e Scarlett Johansson são algumas delas.
Woody Allen foi casado três vezes: primeiro com Harlene Susan Rosen, depois com a atriz Louise Lasser, que atuou em alguns filmes do começo de sua carreira. Sua terceira esposa é Soon-Yi Previn, a filha adotiva de sua ex-namorada Mia Farrow.
Embora seja declaradamente avesso à premiação, Allen é dono de três Oscars (melhor roteiro original por Hannah e Suas Irmãs, e pela direção e roteiro original de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa,) além de ter sido indicado mais 21 vezes para concorrer à estatueta.
Seu próximo trabalho, Midnight in Paris, que estreia em 2011, traz no elenco a cantora e primeira-dama francesa Carla Bruni-Sarkozy, além de Owen Wilson, Adrien Brody, Michael Sheen, Marion Cotillard e Rachel McAdams.
De acordo com o site Box Office Mojo, Woody Allen faturou, até agora, mais de US$ 424 milhões nas bilheterias de cinema. Relembre, na galeria ao lado, alguns momentos importantes da carreira dele.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja