Internautas devem enviar vídeos tocando sinfonia composta exclusivamente para o evento; vencedores se apresentam no Carnegie Hall, em NY
Da redação Publicado em 02/12/2008, às 13h42
O YouTube lançou um concurso de vídeos para montar a "primeira orquestra colaborativa on-line" do mundo. A competição vai reunir músicos de todo o mundo em uma apresentação marcada para abril de 2009. Assista abaixo ao vídeo sobre a iniciativa.
Para participar, os internautas devem se inscrever na página do concurso e enviar um vídeo tocando a "sinfonia da internet", composta especialmente para o evento, e uma outra música clássica, de livre escolha. Partituras para diversos instrumentos estão disponíveis no canal do concurso.
O tema "Internet Symphony No. 1 Eroica'' foi composto pelo chinês Tan Dun, responsável pelo tema das Olimpíadas e ganhador do Oscar e do Grammy (ambos pelo trilha original de O Tigre e o Dragão).
"A Orquestra Sinfônica do YouTube é o primeiro programa deste tipo, e transformará apresentações individuais em um sinfonia global, mudando a maneira em que músicos se conectam através da Internet", afirma texto publicado no blog do site. O prazo para as inscrições termina em 28 de janeiro.
Músicos de orquestras profissionais vão selecionar um grupo de semifinalistas. A partir de fevereiro, os escolhidos serão divulgados, e os internautas poderão escolher os finalistas por meio de votação. Os vencedores apresentam a sinfonia na lendária casa de shows Carnegie Hall, em Nova York, além de participarem de aulas sobre música clássica durante três dias. Todas as despesas serão pagas pelo Google, detentor dos direitos sobre o YouTube.
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições