Ainda em fase experimental, ferramenta inclui vozes de Demi Lovato, Charli XCX, John Legend, Troye Sivan, entre outros
Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo) Publicado em 16/11/2023, às 12h17
O YouTube está lançando uma nova ferramenta — a princípio para usuários selecionados — que permite usar inteligência artificial para reproduzir as vozes de diversos artistas da música. O projeto, chamado Dream Track. O recurso permite aos usuários fazer uma solicitação de uma música descrevendo qualidades como o clima ou o conceito da música, e a IA gerará a música.
Na primeira fase do programa nove artistas estão incluídos: Demi Lovato, Alec Benjamin, Charlie Puth, Charli XCX, John Legend, Sia, T-Pain, Troye Sivan e Papoose. As músicas feitas com as vozes das estrelas podem ter até 30 segundos.
+++LEIA MAIS: Bad Bunny reage à música viral criada com IA: “Se gostam, não são meus amigos”
O chefe global de música do YouTube, Lyon Cohen e o vice-presidente de experiências emergentes e comunidade, Toni Reid, descreveram o Dream Track como “um experimento projetado para ajudar a explorar como a tecnologia poderia ser usada para criar conexões mais profundas entre artistas e criadores e, em última análise, seus fãs.”
“Combinados, esses experimentos exploram o potencial dos recursos de IA para ajudar artistas e criadores a ampliar sua imaginação e aumentar seus processos criativos”, escreveram Cohen e Reid. “E, por sua vez, os fãs poderão se conectar com os criativos que amam de novas maneiras, aproximando-os por meio de ferramentas e experiências interativas. Tudo isso nos ajudará a iterar e aprimorar a tecnologia, informando as aplicações para o futuro.”
+++LEIA MAIS: Membro do ABBA discute uso de IA em meio a turnê com avatares virtuais
Javier Bardem diz que não queria conhecer irmãos Menendez e 'falar com assassinos'
Modelo processa Kanye West por agressão sexual e estrangulamento
Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres