Segundo levantamento do Instituto Datafolha, maioria acredita que participação em atos é negativa
Redação Publicado em 12/07/2021, às 16h02
Levantamento do Instituto Datafolha divulgado nesta segunda, 12, apontou que maioria da população critica participação de militares da ativa em atos políticos. A pesquisa, publicada pela Folha, também mostra que 58% dos entrevistados são contra a presença dos militares em cargos no governo federal.
Segundo o Datafolha, 62% dos brasileiros são contrários a participação dos militares nesses atos políticos. Assim, essa porcentagem dos entrevistados não aprovaria, por exemplo, a atitude do general da ativa (e ex-ministro da Saúde) Eduardo Pazuello ao subir em palanque com Jair Bolsonaro (sem partido) durante ato em 23 de maio no Rio de Janeiro.
+++LEIA MAIS: Polícia Federal abre inquérito para investigar Bolsonaro em suspeitas da Covaxin
Para 39%, a participação de fardados em atos políticos é “aceitável” enquanto 4% não opinaram. Mesmo com opiniões positivas, o Estatuto dos Militares, veda aos militares do serviço ativo a participação em qualquer tipo de manifestação política ou reivindicatória.
O Datafolha também questionou os entrevistados sobre a participação de militares na ocupação de cargos do governo. 58% dos entrevistados são contra o trabalho dos fardados em funções da administração pública enquanto 38% aprovam e 4% não souberam responder.
+++LEIA MAIS: 70% dos brasileiros acreditam haver corrupção no governo Bolsonaro, aponta Datafolha
Conforme noticiado pela Folha, os resultados do levantamento são divulgados em um momento de tensão envolvendo Jair Bolsonaro. Por provocar outros poderes do governo e devido ao comportamento da Polícia Militar, há especulações de que os fardados poderiam apoiar movimento golpista do presidente. Oficiais-generais negam.
Em meio às denúncias de irregularidades na compra de vacinas contra a Covid-19, outra pesquisa do Instituto Datafolha mostrou que 70% dos brasileiros acreditam haver corrupção no governo Bolsonaro.
+++LEIA MAIS: ‘Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições’, ameaça Bolsonaro
O levantamento também questionou os entrevistados se Jair Bolsonaro sabia da corrupção acontecendo no Ministério da Saúde. Para 64%, o presidente tinha conhecimento, 25% disseram que Bolsonaro não sabia e 11% não souberam responder à pergunta.
+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL
Denzel Washington alerta sobre manipulação política nos EUA: 'É melhor que as pessoas percebam que estão sendo manipuladas por ambos os lados'
Todos os nomes indicados por Trump para o segundo mandato; veja a lista
Billie Eilish chama Donald Trump de 'alguém que odeia mulheres'
Kamala Harris parabeniza Trump pela vitória nas eleições dos Estados Unidos
Sebastian Stan detona Donald Trump: 'Homenzinho paranoico e assustado'
20 filmes para entender a política e as eleições dos Estados Unidos