Jair Bolsonaro não participou da posse de Lula após viajar para Orlando
Redação Publicado em 01/01/2023, às 18h58
Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a Presidência neste domingo, 01, em Brasília. Diferente da tradição democrática, Jair Bolsonaro, que deixa o cargo, não participou da cerimônia, pois preferiu viajar para Orlando (Estados Unidos).
O ex-presidente, no entanto, não é o primeiro a não entregar faixa ao sucessor. Conforme destacado pelo UOL, fato aconteceu outras duas vezes na história brasileira. Em 1985, João Figueiredo, o último presidente da ditadura militar, recusou-se a passar a faixa para José Sarney. Na ocasião, Tancredo é quem deveria receber a honra, mas passou mal e precisou ser operado no dia da posse.
+++ LEIA MAIS: Onde assistir shows da posse do Lula?
"Sempre foi um fraco, um carreirista. De puxa-saco passou a traidor. Por isso não passei a faixa presidencial para aquele pulha. Não cabia a ele assumir a Presidência," Figueiredo afirmou sobre Sarney à Isto É em 1999.
Floriano Peixoto, em 1894, também não participou da posse de seu sucessor, Prudente de Morais. O militar não compareceu, e o novo mandatário precisou viabilizar própria chegada ao palácio Conde dos Arcos, onde faria o juramento, pois não teve transporte e escolta disponibilizados pelo estado.
+++ LEIA MAIS: Posse de Lula: Confira programação completa e horário dos shows
Em Orlando, Estados Unidos, Jair Bolsonaro está hospedado na casa do lutador José Aldo, que traz algumas curiosidades. Conforme noticiado pelo jornal O Globo, mansão possui quartos temáticos, com personagens de filmes infantis. Um dos cômodos conta com decoração dos Minions - personagens da franquia Meu Malvado Favorito.
+++ LEIA MAIS: Bolsonaro se hospeda em casa com quarto dos Minions nos EUA
Biden concede perdão a seu filho Hunter, apesar de ter dito que não o faria
Processo de Nick Carter contra mulher que o acusou de estupro continuará, decide juiz
Denzel Washington alerta sobre manipulação política nos EUA: 'É melhor que as pessoas percebam que estão sendo manipuladas por ambos os lados'
Todos os nomes indicados por Trump para o segundo mandato; veja a lista
Billie Eilish chama Donald Trump de 'alguém que odeia mulheres'
Kamala Harris parabeniza Trump pela vitória nas eleições dos Estados Unidos