Conforme apurado pela Folha, bolsonaristas fizeram vídeos nos atos de 7 de setembro em que comemoravam falso estado de sítio no Brasil
Redação Publicado em 09/09/2021, às 10h19 - Atualizado às 11h06
Em vídeos feitos nos atos de 7 de setembro, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comemoram um estado de sítio que não ocorreu. As filmagens viralizaram nas redes sociais na quarta, 8 de setembro.
O estado de sítio não esteve (ou está) em vigor no país, mas apoiadores afirmam nos vídeos que o presidente Jair Bolsonaro o decretou nos atos realizados em 7 de setembro, Dia da Independência.
+++LEIA MAIS: Caminhões pró-Bolsonaro pressionam invasão ao acesso do STF em Brasília; entenda
Conforme noticiado pela Folha de S. Paulo, em um dos vídeos publicados na internet, um homem fala, ao lado de um colega e em meio a buzinaços, sobre o falso estado de sítio que estaria em vigor no país.
“Boa noite pessoal, estamos aqui direto de Brasília, com meu amigo lá de Lages, e conseguimos, fizemos parte, estado de sítio, vamos tirar os vagabundos de lá, conseguimos tirar os 11, fizemos nossa parte, viemos para Brasília, levantemos o cu da cadeira para Brasília fazer nossa parte, estamos aqui na concentração, participemos da história do Brasil, nós conseguimos gente, e trago essas notícias para vocês,” afirma o homem na filmagem.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
— CPI DOS MEMES (@cpidosmemes) September 9, 2021
OS CARAS ACHAM QUE O BOZO DECRETOU ESTADO DE SÍTIO
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK pic.twitter.com/xzZVLwI6x7
Em seguida, o homem que filma o vídeo diz: “Presidente acaba de decretar estado de sítio. Em primeira mão aí pra todo mundo.” Em outra filmagem do mesmo local, segundo a Folha, outro homem se emociona ao falar sobre o falso estado de sítio:
“Meus amigos, minhas amigas, de todo o Brasil, desculpem pela emoção, mas a nossa luta, a nossa garra, valeu a pena. Ficamos sabendo agora que o presidente da República Jair Messias Bolsonaro resolveu agir, e a partir de agora o Brasil está em estado de sítio. Desculpa,” diz.
+++LEIA MAIS: Apoiadores de Bolsonaro tentam invadir Ministério da Saúde; assista ao vídeo
Recebi no WhatsApp. Os caminhoneiros todos em êxtase com um suposto Estado de sítio decretado pelo bolsonaro (??????)
— The Depreconomist #UsePFF2 (@DeprEconomist) September 9, 2021
O pior é a galerinha realmente acreditando e ainda comemorando (???????) pic.twitter.com/7r9Pysl3Cf
Segundo o site Jus Brasil, estado de sítio é um instrumento utilizado pelo Chefe de Estado em que os direitos e as garantias dos cidadãos são suspensos temporariamente. Além disso, os Poderes Legislativo e Judiciário ficam submetidos ao Executivo, com o objetivo da defesa da ordem pública.
Apesar da emoção e das declarações dos apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro não decretou estado de sítio, e o país não está sob esse estado de exceção.
Denzel Washington alerta sobre manipulação política nos EUA: 'É melhor que as pessoas percebam que estão sendo manipuladas por ambos os lados'
Todos os nomes indicados por Trump para o segundo mandato; veja a lista
Billie Eilish chama Donald Trump de 'alguém que odeia mulheres'
Kamala Harris parabeniza Trump pela vitória nas eleições dos Estados Unidos
Sebastian Stan detona Donald Trump: 'Homenzinho paranoico e assustado'
20 filmes para entender a política e as eleições dos Estados Unidos