Os números de processos contra Jair Bolsonaro superam de ex-presidentes como Lula, Dilma e FHC
Redação Publicado em 23/08/2021, às 10h03
Desde que Jair Bolsonaro (sem partido) assumiu a Presidência de República, é alvo de um processo a cada seis dias. As informações foram coletadas pelo O Globo, e apontam para a maioria das ações movidas por pessoas comuns que questionam a ação do governo federal durante a pandemia de covid-19.
Segundo a reportagem publicada nesta segunda, 23, a Advocacia-Geral da União (AGU) defende Bolsonaro em 160 processos movidos em 17 estados mais o Distrito Federal em um período de dois anos e oito meses.
+++LEIA MAIS: Bolsonaro convoca 'contragolpe' em mensagem no WhatsApp, diz site
O número de ações supera a quantidade de processos contra os ex-presidentes Fernando Henrique (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — ambos com mandatos de oito anos, 108 e 81 processos, respectivamente. A quantidade também é maior que as ações movidas contra Dilma Rousseff, que permaneceu cinco anos e oito meses no cargo, somando 100 ações.
Dos 160 processos, a maior parte (27,5%) contesta as ações do presidente durante a pandemia de covid-19. Outros (16,25%), pedem a anulação de indicações e exonerações do governo federal, enquanto 8,75% querem impedir o uso da máquina pública por parte de Bolsonaro.
+++LEIA MAIS: Impeachment de Bolsonaro 'já poderia ter acontecido', diz Lula
A maioria das ações, conforme explicou o Globo, são movidas por cidadãos sem mandatos e que questionam a validade de atos “lesivos ao patrimônio público, histórico e cultural, ao meio ambiente e à moralidade administrativa.”
Entre os processos, 26 pedem mudanças no governo como afastamento e demissão de ministros. Outras ações afirmam o presidente usou a máquina pública em benefício próprio — terceiro tema mais citado no conjunto de 160 processos.
+++LEIA MAIS: Oposição protocola 'superpedido' de impeachment contra Bolsonaro; entenda
+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!
Denzel Washington alerta sobre manipulação política nos EUA: 'É melhor que as pessoas percebam que estão sendo manipuladas por ambos os lados'
Todos os nomes indicados por Trump para o segundo mandato; veja a lista
Billie Eilish chama Donald Trump de 'alguém que odeia mulheres'
Kamala Harris parabeniza Trump pela vitória nas eleições dos Estados Unidos
Sebastian Stan detona Donald Trump: 'Homenzinho paranoico e assustado'
20 filmes para entender a política e as eleições dos Estados Unidos