Vice-presidente ganha apelido de Charli XCX. Por que este apoio é tão importante?
Aline Carlin Cordaro @linecarlin Publicado em 23/07/2024, às 17h56
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, recentemente ganhou um novo apelido que está viralizando nas redes sociais. A cantora pop britânica Charli XCX, no domingo (21), chamou Kamala de brat em uma publicação, o que transformou a vice em um meme entre os jovens.
kamala IS brat
— Charli (@charli_xcx) July 22, 2024
O termo brat, que pode ser traduzido livremente como "pirralha", mas foi usado de forma carinhosa, para refletir um lado mais descontraído e acessível de Kamala Harris. Neste caso, a definição é mais subjetiva, e brat é um conceito. E a repercussão da publicação foi imediata, com milhares de compartilhamentos e comentários.
Charli XCX, conhecida por sua influência na cultura pop e nas redes sociais, recentemente lançou um álbum denominado da mesma forma: brat. Palavra que denomina a cultura e a estética criada pela artista.
Essa nova imagem de Harris pode ser uma estratégia eficiente para conectá-la com uma geração mais nova de eleitores, que muitas vezes se sente distante das figuras políticas tradicionais. A expectativa é que, caso a vice seja confirmada como candidata dos democratas, ela consiga atrair muitos votos da Geração Z, que historicamente tende a apoiar o Partido Democrata.
Se tornar um ‘viral’ com meme nas redes sociais destaca a importância das plataformas digitais na política contemporânea. Ao ser vista como brat, Kamala Harris não apenas se torna mais próxima do público, mas também consegue engajar com possíveis novos eleitores.
Maços de cigarro, ketamina, mensagens de texto, fama, auto-estima, redes sociais e after parties: é num clube suarento que se passa o sexto álbum de estúdio de Charli XCX, britânica que "quebrou a internet" com o lançamento. O disco funciona como um retorno às raves ilegais onde Charli começou a performar quando ainda tinha quatorze anos.
Evocando um alter-ego chamado Party Girl (garota de festa), através de quinze músicas, o álbum oferece letras conflituosas sem réguas morais que tem assolado a cultura popular contemporânea.
Com o lançamento, Charli conseguiu ultrapassar as barreiras da sua bolha, e atingiu a internet - em especial o X (antigo Twitter) - com força. Para os internautas, Brat é algo para ser, e para pertencer, uma estética que agradou muitos e que gerou tendências de estilo e comportamento.
"The color green is more popular than ever in fashion right now."
— xcxshake (@xcxshake) July 21, 2024
"This is primarily driven by Charli xcx‘s iconic, green 'brat' album."
- databutmakeitfashion via Instagram pic.twitter.com/GgpupXDlpP
Biden concede perdão a seu filho Hunter, apesar de ter dito que não o faria
Processo de Nick Carter contra mulher que o acusou de estupro continuará, decide juiz
Denzel Washington alerta sobre manipulação política nos EUA: 'É melhor que as pessoas percebam que estão sendo manipuladas por ambos os lados'
Todos os nomes indicados por Trump para o segundo mandato; veja a lista
Billie Eilish chama Donald Trump de 'alguém que odeia mulheres'
Kamala Harris parabeniza Trump pela vitória nas eleições dos Estados Unidos