- Jair Bolsonaro durante ato na Avenida Paulista em 7 de setembro de 2021 (Foto: Alexandre Schneider/Getty Images)

Caminhões pró-Bolsonaro pressionam invasão ao acesso do STF em Brasília; entenda

Mais de 100 caminhões presentes nos atos pró-Bolsonaro em 7 de setembro ocupam a Esplanada dos Ministérios

Redação Publicado em 08/09/2021, às 16h06

Apesar de a manifestação pró-Jair Bolsonaro (sem partido) ter encerrado em 7 de setembro, diversos apoiadores do presidente permanecem em Brasília, assim como mais de 100 caminhões. Os veículos ocupam a Esplanada dos Ministérios e pressionam derrubada de bloqueio que dá acesso do Supremo Tribunal Federal (STF) e Congresso Nacional.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o movimento de caminhoneiros está ligado a empresas do agronegócio de Goiás, Santa Catarina e São Paulo. A maioria dos veículos está estacionada no canteiro central e nas vias da Esplanada.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a fazer ameaças golpistas ao STF e diz que 'só sai morto' da Presidência

Devido à presença de apoiadores na Esplanada e em frente aos Ministérios, o trânsito continua bloqueado nesta quarta, 8 de setembro. Durante a manhã, um grupo de bolsonaristas tentou invadir o ministério da Saúde — um vídeo publicado pelo site Metrópoles mostra o momento.

URGENTE! 🚨🚨🚨🚨🚨

Manifestantes bolsonaristas tentam invadir o Ministério da Saúde

Aguarde mais informações! pic.twitter.com/wwBXH2RfQn

— Metrópoles (@Metropoles) September 8, 2021

De acordo com a Folha, a presença dos caminhões cria uma tensão no local, com um clima de hostilidade a jornalistas e aos policiais militares que fazem a barreira para impedir o acesso Supremo Tribunal Federal e ao Congresso.

+++LEIA MAIS: Mourão comenta impeachment após manifestações pró-Bolsonaro: 'Não há clima'

Esta quarta, 8 de setembro, é um dia útil para o STF, e há uma votação marcada para o plenário. Os ministros retomam a votação sobre a tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas.

Atos de 7 de setembro

Durante os atos pró-governo federal, Jair Bolsonaro fez diversas ameaças de golpe aos ministros do Supremo Tribunal Federal. Em recado a Luiz Fux, falou: "Ou o chefe desse Poder [Fux] enquadra o seu [ministro] ou esse Poder pode sofrer aquilo que nós não queremos".

+++LEIA MAIS: Apoiadores de Bolsonaro tentam invadir Ministério da Saúde; assista ao vídeo

Em seguida, ainda durante os atos, Jair Bolsonaro afirmou: "Nós todos aqui na Praça dos Três Poderes juramos respeitar a nossa Constituição. Quem age fora dela se enquadra ou pede para sair."

notícia presidente política jair bolsonaro Ministério presença stf caminhoneiros esplanada supremo tribunal federal caminhões

Leia também

Denzel Washington alerta sobre manipulação política nos EUA: 'É melhor que as pessoas percebam que estão sendo manipuladas por ambos os lados'


Todos os nomes indicados por Trump para o segundo mandato; veja a lista


Billie Eilish chama Donald Trump de 'alguém que odeia mulheres'


Kamala Harris parabeniza Trump pela vitória nas eleições dos Estados Unidos


Sebastian Stan detona Donald Trump: 'Homenzinho paranoico e assustado'


20 filmes para entender a política e as eleições dos Estados Unidos