Cacique Raoni Metuktire, conhecido internacionalmente, é símbolo de luta pelos direitos dos povos originários
Redação Publicado em 01/01/2023, às 19h06
O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) subiu a rampa do Palácio do Planalto acompanhado do cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, neste domingo, 1. Líder do povo Kayapó, Raoni foi convidado para participar da entrega da faixa presidencial visto como uma reparação histórica aos povos indígenas.
O cacique é reconhecido internacionalmente como líder da luta dos povos indígenas e em defesa dos direitos dos povos originários. Em 1989, ele teve um encontro histórico com o cantor Sting durante o I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em Altamira (PA).
+++ LEIA MAIS: Lula assume a Presidência pela 3° vez
Em novembro de 2012, Raoni foi recebido pelo presidente da França, François Hollande, no Palácio do Eliseu. Na ocasião, o cacique pedia a preservação da Amazônia e dos povos que vivem na região. (via G1). Quando ficou internado com Covid-19, ele recebeu a visita de um bispo em nome do Papa Francisco.
Em 2017, o cantor britânico Sting se encontrou novamente com o cacique para defender a luta dos povos originários. Os dois são amigos de longa data, foram apresentados em 1980 e Raoni acompanhou Sting em uma turnê por 17 países. A iniciativa fez de Raoni uma personalidade internacional na luta pelos direitos dos povos indígenas e em defesa do meio ambiente (via revista Veja).
+++ LEIA MAIS: Posse de Lula: Confira programação completa e horário dos shows
Biden concede perdão a seu filho Hunter, apesar de ter dito que não o faria
Processo de Nick Carter contra mulher que o acusou de estupro continuará, decide juiz
Denzel Washington alerta sobre manipulação política nos EUA: 'É melhor que as pessoas percebam que estão sendo manipuladas por ambos os lados'
Todos os nomes indicados por Trump para o segundo mandato; veja a lista
Billie Eilish chama Donald Trump de 'alguém que odeia mulheres'
Kamala Harris parabeniza Trump pela vitória nas eleições dos Estados Unidos