- Caixas de ivermectina (Foto: CNN/ Divulgação/Prefeitura de Itajaí)

Crescimento de overdoses de ivermectina nos EUA deixa vítimas de tiroteiro sem leito para atendimento

"Você não é um cavalo", alerta autoridade de saúde às pessoas que insistem em tomar ivermectina feita para gado

Redação Publicado em 06/09/2021, às 12h45

O aumento de pessoas nos EUA usando ivermectina (vermífugo usado no país para tratar gado) como tratamento precoce para Covid-19 fez as salas de emergência dos hospitais "tão lotadas que vítimas de tiroteio têm dificuldade de ser atendidas," revelou um médico de Pronto Socorro à Rolling Stone EUA.   

Esta semana, o dr. Jason McElyea disse ao KFOR que overdoses de invermectina acumulam-se em hospitais rurais, deixando tanto leitos quanto ambulâncias lotados. 

+++ LEIA MAIS: Todo o mal que o kit-Covid pode te causar: Ivermectina, hidroxicloroquina e azitromicina não são eficazes para prevenir vírus

"Os PS estão tão lotados que vítimas de tiroteio têm dificuldade de entrar nos lugares que eles poderiam receber cuidado adequado e ser tratados," explicou McElyea.

"Todas as ambulâncias deles estão presas nos hospitais, esperando um leito abrir para eles poderem levar o paciente para dentro; se não têm como [ficam parados]. E se não há ambulâncias para atender chamados, ninguém pode ir."

+++ LEIA MAIS: Detonautas debocha de fake news bolsonaristas em nova música didática; ouça 'Kit Gay'

Pessoas adoecendo devido à ivermectina - principalmente aquelas tomando formulações feitas para gado - tornaram-se tão frequentes que, este mês, o órgão equivalente à Anvisa nos EUA soltou um comunicado implorando para os cidadãos ficarem longe de drogas não aprovadas para tratar ou prever a covid-19. "Você não é um cavalo. Não é uma vaca," disse a agência enquanto linkava o texto a um artigo sobre os perigos de ingerir ivermectina de gado.

"Drogas de animais são altamente concentradas para animais, e podem ser extremamente tóxica para humanos," advertiu o órgão. A agência explicou que, apesar da medicação às vezes ser usada em pessoas para tratar vermes, sarna e rosácea, as doses são muito menores do que as oferecidas. Mesmo assim, gente invade as lojas e comprando remédio para gado; muitos comércios colocaram avisos contra o consumo humano nas prateleiras.

+++ LEIA MAIS: Gene Simmons, do Kiss, se irrita com Bolsonaro: 'disse que vacina pode transformar pessoas em jacaré' 

Quanto àqueles que tomaram a droga, McElyea disse que pacientes chegam ao hospital com reações negativas como náusea, vômito, dores musculares, cólicas e até perda de visão - o sintoma mais assustador para o médico.

De acordo com um aviso de saúde divulgado pelo Centro de Controle de Doenças dos EUA em agosto, receitas para ivermectina cresceram muito quando comparamos com o período pré-pandêmico. Foram mais de 88 mil receitas entre o início de julho e meio de agosto de 2021. Até Joe Rogan, podcaster anti-vacina e crente em teorias da conspiração, gabou-se de tomar ivermectina junto de outros tratamentos experimentais após testar positivo para covid-19. Como resultado da publicidade crescente das drogas, ligações para centros de envenenamento cresceram em todos os EUA, e as visitas a hospitais e emergência se multiplicaram.

+++ LEIA MAIS: Variante Mu encontrada em Minas Gerais pode ser mais resistente às vacinas contra covid-19, diz OMS

"Existe um motivo para você precisar de um médico para te dar receitas de remédios, porque pode ser perigoso," concluiu McElyea.

política EUA noticias ivermectina coronavirus vitimas overdoses kit covid

Leia também

Biden concede perdão a seu filho Hunter, apesar de ter dito que não o faria


Processo de Nick Carter contra mulher que o acusou de estupro continuará, decide juiz


Denzel Washington alerta sobre manipulação política nos EUA: 'É melhor que as pessoas percebam que estão sendo manipuladas por ambos os lados'


Todos os nomes indicados por Trump para o segundo mandato; veja a lista


Billie Eilish chama Donald Trump de 'alguém que odeia mulheres'


Kamala Harris parabeniza Trump pela vitória nas eleições dos Estados Unidos