Em entrevista, Lula criticou prisão do ativista Paulo Roberto da Silva Lima, responsável por incendiar estátua de Borba Gato, em São Paulo
Redação Publicado em 03/08/2021, às 12h00
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou nesta terça, 3, em entrevista à rede TVT, sobre a ida à cadeia do ativista Paulo Roberto da Silva Lima, o Galo, que admitiu ter incendiado estátua de Borba Gato, em São Paulo. Segundo o ex-presidente, a prisão foi “equivocada” e “precipitada”.
Conforme noticiado pelo UOL, Lula afirmou que o ativista, que também trabalha como entregador de aplicativo, não deveria ter sido preso: "A prisão do Galo foi não só equivocada, precipitada, ou seja, me parece que alguém queria mostrar serviço, quando, na verdade, o Galo não deveria ter sido preso por ter queimado aquela estátua".
+++LEIA MAIS: Lula critica voto impresso: ‘Voltar para época dos dinossauros’
"Que você possa até fazer uma crítica ao comportamento do Galo, o que você não pode é deixar de discutir e achar que a solução é prender. A solução não é prender," continuou o ex-presidente.
Em 24 de julho, a estátua do Borba Gato, em São Paulo, foi queimada como parte de um ato político do grupo Revolução Periférica. Paulo Roberto da Silva Lima se apresentou à polícia voluntariamente, na quarta, 28, e desde então está preso.
+++LEIA MAIS: Lula rebate Bolsonaro: 'Acha que eu tenho medo dele?'
A estátua, desde que foi inaugurada em 1960, gera polêmicas. O monumento homenageia Borba Gato, um dos integrantes do grupo de bandeirantes paulistas que escravizavam indígenas e negros.
Conforme divulgado pelo UOL, um levantamento do Instituto Pólis realizado em 2020 indicou que pelo menos 14 obras e monumentos em São Paulo são contestados devido às narrativas que abordam — e um deles é a estátua de Borba Gato.
+++LEIA MAIS: Bolsonaro tem rejeição de 62% e perderia para Lula, Doria e Ciro no 2º turno
+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS
Biden concede perdão a seu filho Hunter, apesar de ter dito que não o faria
Processo de Nick Carter contra mulher que o acusou de estupro continuará, decide juiz
Denzel Washington alerta sobre manipulação política nos EUA: 'É melhor que as pessoas percebam que estão sendo manipuladas por ambos os lados'
Todos os nomes indicados por Trump para o segundo mandato; veja a lista
Billie Eilish chama Donald Trump de 'alguém que odeia mulheres'
Kamala Harris parabeniza Trump pela vitória nas eleições dos Estados Unidos